Se Deandre Ayton fosse confiável, Lakers estaria bem na NBA

Time de Los Angeles corre riscos de cair para a zona de play-in

Lakers NBA Deandre Ayton Fonte: Reprodução / X

Quando o Los Angeles Lakers contratou Deandre Ayton na agência livre da NBA, a gente avisou que existiam dois jogadores bem diferentes em um só. Primeira escolha do Draft de 2018, o pivô está em seu terceiro time na liga. Por onde passou, ele deixou um sentimento único, entretanto: é uma experiência que não vale a pena.

Continua após a publicidade

Mas como o Lakers paga um salário relativamente baixo a Deandre Ayton, havia um certo alívio. Afinal, não poderia ser pior do que Jaxson Hayes, que perdeu espaço nos playoffs.

Se sua expectativa sobre Ayton é baixa, os US$8.1 milhões que o time paga são quase justos. Isso porque o mercado de pivôs é, em geral, um pouco mais inflacionado do que em outras posições pela falta de mão de obra no setor. Ainda mais em uma NBA que prima por espaçamento em quadra, em que jogadores do setor estão arremessando cada vez mais de três.

Continua após a publicidade

No entanto, Ayton tem alguns problemas crônicos. Um deles é a falta de atitude em quase todos os jogos. Esse tipo de coisa irrita não só aquele torcedor que vê todos os embates, mas principalmente JJ Redick.

Não é algo novo Deandre Ayton sequer pisar em quadra no último quarto em jogos do Lakers contra times da NBA optando por formações mais baixas. Mas, nas últimas partidas, isso vem acontecendo contra qualquer um.

Continua após a publicidade

Leia mais

Ayton não inspira confiança, não defende, não ataca. Tenta fazer cestas, enquanto sofre com marcações simples.

E erra.

Para a versão que a maioria vê de Deandre Ayton, nem o atual salário vale o que ele joga. Mas é algo que não surpreende ninguém. Pergunte ao fã do Phoenix Suns e do Portland Trail Blazers.

Continua após a publicidade

Talento mesmo, nunca faltou a ele. No entanto, tem um certo nível de preguiça que é irritante até para quem não torce para o Lakers. A bola está ao seu lado na defesa e é só pegar, certo? Não, ele olha.

Tal passividade tira Redick do sério. O fã do Lakers, então, quer troca.

Mas existe uma outra versão. Talvez, do multiverso: o Dominayton.

Na atual temporada da NBA, Ayton teve dez jogos com duplo-duplo de 20 pontos e dez rebotes, pelo menos. Sabe quantos deles o Lakers venceu?

Continua após a publicidade

Todos os dez.

Não é questão de time fraco ou forte. Fez isso contra San Antonio Spurs, Phoenix Suns e Toronto Raptors, por exemplo. Ele usa seu tamanho, sua força e faz acontecer.

Rebote ajuda times com aproveitamento ruim de três

Sabe quantos jogos o Lakers venceu quando Deandre Ayton pegou dez rebotes ou mais? Nada menos que 13 em 16. Claro que não é só por méritos ou culpa, mas é um sintoma recorrente. Se você tem uma alternativa a LeBron James, Luka Doncic e Austin Reaves, as chances de vitória aumentam de forma significativa.

Continua após a publicidade

E se não tem um dos três principais, Ayton devia tentar (de verdade) ser a terceira força do grupo. Mas, não.

Antes da vitória sobre o Washington Wizards, nessa sexta-feira (30), o Lakers fez seis jogos fora de casa de forma consecutiva. Deandre Ayton teve médias de 6.6 pontos e 6.0 rebotes, com pífios 41.7% nos arremessos de quadra.

Continua após a publicidade

Então, ele acordou de seu lindo e profundo sono e somou 28 pontos, 13 rebotes e três tocos. Aliás, o Lakers venceu os quatro jogos em que ele teve três tocos ou mais na atual campanha.

Entende?

É sobre ter vontade. Ayton não é confiável, mas o Dominayton é.

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários