A NBA e a FIBA, federação internacional de basquete, estão prestes a definir o início de uma nova liga na Europa. Em anúncio oficial nesta segunda (22), as duas entidades revelaram o ano para o lançamento do torneio: 2027.
Há alguns anos já existem ideias em estágios iniciais entre a NBA e FIBA sobre uma nova liga única entre ambas. No entanto, os contatos ficaram mais fortes após o fim das Olimpíadas de Paris, em 2024.
Em 2025 os esforços duplos foram trazidos como projeto a ser tirado do papel em anúncio feito por Adam Silver, comissário da NBA, e Andreas Zagklis, secretário geral da FIBA.
A nova liga oferecerá vagas permanentes e um “caminho baseado no mérito” para a classificação anual. As vagas devem vir por meio da Liga dos Campeões FIBA. Ou, então, de um torneio de fim de temporada, ainda segundo as entidades. Portanto, todas as equipes de uma liga europeia afiliada à FIBA terão a chance de se classificar.
“O formato da liga respeita os princípios do modelo esportivo europeu. Então, vão oferecer a qualquer clube do continente um caminho justo para o topo”, disse Zagklis.
Leia mais sobre jogadores europeus
- Knicks recusa trocar Jalen Brunson por Giannis Antetokounmpo
- Nikola Jokic derruba marca histórica na NBA
- Luka Doncic e Stephen Curry podem ficar sem prêmios na NBA
Outra ideia é que haja o início deste novo torneio já em outubro de 2027. Assim, tanto NBA quanto FIBA já iniciam contatos com equipes e seus donos sobre presença nesta nova liga na Europa.
“Nossos contatos com vários interessados na Europa só dão força à ideia de que temos uma grande chance de criar essa nova liga por lá”, garantiu Silver.
Algumas das cidades que podem receber partidas do novo torneio já são ditas. Dentre elas estão Londres, Manchester, Paris, Lyon, Madri, Barcelona, Roma, Milão, Munique, Berlim, Atenas e Istambul.
Domínio europeu no basquete dos EUA
No momento, cerca de um a cada seis atletas da NBA nasceu na Europa. Então, alguns dos maiores astros da liga, como Nikola Jokic, Luka Doncic e Giannis Antetokounmpo vieram do continente.
Além disso, nos últimos sete anos, cinco vezes um europeu venceu o prêmio de MVP da NBA. Nas outras duas vezes, o camaronês Joel Embiid e o canadense Shai Gilgeous-Alexander foram eleitos.
Como resultado, último nascido nos EUA a vencer o prêmio foi o armador James Harden, em 2017/18.
NBA na Europa
Parte de nova tradição do ano de jogos da NBA, a Europa recebe duas partidas em janeiro de 2026. Os duelos serão entre Memphis Grizzlies e Orlando Magi. Assim, os jogos vão se passar em Berlim e em Londres, pela ordem, nos dias 15 e 18.
Por fim, já há jogos da campanha regular da NBA marcados para Manchester e Paris no ano de 2027.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

