Mesmo sendo um dos principais destaques da campanha do Oklahoma City Thunder nesta temporada, James Harden não escapou dos rumores que antecederam o draft. Fontes próximas da franquia indicavam que a franquia estava interessada em trocar o ala-armador por uma das três primeiras escolhas do recrutamento, visando selecionar Bradley Beal. No entanto, engana-se quem acha que os boatos tiraram o sono do melhor reserva do ano.
Segundo Marc Stein, da ESPN, a equipe entrou em contato com o jogador para assegurar que continuaria no elenco assim que os rumores surgiram. Aparentemente, o Thunder esteve em conversas com o Charlotte Bobcats para a aquisição da segunda escolha do draft, mas desistiu do negócio ao saber que o custo para tê-la seria abrir mão de Harden.
Questionado sobre o assunto, o gerente-geral Sam Presti também descartou a saída do ala-armador. “James é um atleta que atrai muito interesse. Mas eu não acho que exista ninguém que tenha mais interesse nele do que nós”, disse.
Selecionado na terceira posição do draft de 2009, Harden foi um dos principais responsáveis por levar o Thunder ao título da conferência Oeste e vice-campeonato da liga neste ano. Em 62 confrontos disputados em 2011-12, ele acumulou médias de 16.8 pontos, 4.1 rebotes, 3.7 assistências e mais de 49% de aproveitamento nos arremessos de quadra.