Jogando fora de seus domínios, o Dallas Mavericks venceu o Oklahoma City Thunder por 93 a 87 e abriu 2 a 1 na final da Conferência Oeste. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira, dia 23, às 22 horas (horário de Brasília), novamente em Oklahoma.
Na primeira metade de jogo, o time de Dallas passeou em quadra e abriu vantagem de 16 pontos: 52 a 36. No início do segundo período, o time da casa chegou a estar 23 pontos atrás no placar. O aproveitamento do Mavs nos arremessos foi de 51.2% (21 acertos em 41 tentativas) contra apenas 29.4% do Thunder (dez acertos em 34 tentativas). O time de Oklahoma não converteu nenhuma bola de três pontos em oito tentativas. Diferentemente das partidas anteriores, o Mavs não concentrou os ataques no ala-pivô alemão Dirk Nowitzki, e mostrou um ótimo jogo coletivo.
Na volta do intervalo, o Thunder entrou disposto a conseguir uma virada histórica. Pouco a pouco a vantagem do Mavs foi diminuindo. A três minutos do fim da partida, ela era de apenas seis pontos: 84 a 78. Quando todos imaginaram a virada, o time de Oklahoma pecou pela inexperiência e precipitou-se em três ataques consecutivos. Na sequência, a vantagem subiu para oito pontos. Após 17 tentativas, o Thunder acertou a primeira bola de três no jogo, quando restavam 35 segundos para o final. Posteriormente, o Mavs foi para a linha do lance livre e Dirk Nowitzki e Jason Terry não desperdiçaram os arremessos. A dez segundos do fim, o armador Russell Westbrook ainda perdeu a bola e o time de Dallas saiu de quadra com o triunfo.
Dirk Nowitzki e Shawn Marion marcaram 18 pontos cada e foram os cestinhas do Mavs. O veterano armador Jason Kidd anotou 13 pontos, pegou seis rebotes, distribuiu oito assistências e ainda foi responsável por quatro roubos de bola. Vindo do banco, Jason Terry marcou 13 pontos. O pivô Tyson Chandler, nome importante da defesa do time de Dallas, anotou oito pontos e pegou 15 rebotes (seis deles ofensivos).
Russell Westbrook foi o cestinha da partida, com 30 pontos (14 deles no último quarto). O ala Kevin Durant conseguiu o duplo-dígito: 24 pontos e 12 rebotes. Porém, o camisa35 do Thunder teve um baixo aproveitamento nos arremessos de quadra. Ele acertou apenas sete arremessos em 22 tentativas. Durant errou as oito bolas de três pontos que tentou.