Notícias Rumores Opinião Classificação Onde Assistir
Conferência Leste
Atlanta Hawks Boston Celtics Brooklyn Nets Charlotte Hornets Chicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit Pistons Indiana Pacers Miami Heat Milwaukee Bucks New York Knicks Orlando Magic Philadelphia 76ers Toronto Raptors Washington Wizards
Conferência Oeste
Dallas Mavericks Denver Nuggets Golden State Warriors Houston Rockets LA Clippers LA Lakers Memphis Grizzlies Minnesota T-Wolves New Orleans Pelicans OKC Thunder Phoenix Suns Portland Trail Blazers Sacramento Kings San Antonio Spurs Utah Jazz

Varrida nos playoffs não tira o mérito do Clippers na temporada

Saiba como foi a temporada do time angelino e as perspectivas para 2012/2013 O Los Angeles Clippers talvez tenha sido o time que mais se mexeu na offseason. Também pudera, a equipe havia feito a terceira pior campanha da conferência Oeste, na temporada passada, e não chegava aos playoffs desde 2005. Já em 2011/2012, reforçado […]

Saiba como foi a temporada do time angelino e as perspectivas para 2012/2013

O Los Angeles Clippers talvez tenha sido o time que mais se mexeu na offseason. Também pudera, a equipe havia feito a terceira pior campanha da conferência Oeste, na temporada passada, e não chegava aos playoffs desde 2005.

Já em 2011/2012, reforçado por jogadores renomados como Chris Paul, Chauncey Billups e Caron Butler, a equipe angelina fez a quinta melhor campanha do Oeste e se classificou para a pós-temporada, após sete anos. Mesmo desfalcado de Billups, o Clippers passou pelo Memphis Grizzlies na primeira rodada, mas foi “varrido” pelo San Antonio Spurs na semifinal.

Continua após a publicidade

Neste artigo vou analisar a temporada do time angelino, que foi positiva na minha opinião, e traçar o que o Clippers pode fazer em 2012/2013.

Offseason

Na offseason, que foi mais curta em 2011 devido ao locaute, o time de Los Angeles foi agressivo nas movimentações. O primeiro reforço foi o ala Caron Butler, campeão pelo Dallas Mavericks na temporada passada. O jogador era agente livre e fechou um contrato de 24 milhões de dólares válido por três anos. A posição 3 era a mais carente da equipe, e a contratação de Butler o primeiro tiro certeiro do GM Neil Olshey.

Continua após a publicidade

Três dias depois de anunciar Butler, o Clippers contratou o veterano armador Chauncey Billups, que havia sido anistiado pelo New York Knicks. O contrato foi de 3,5 milhões de dólares válido por uma temporada. Outra contratação acertada de Olshey. A franquia ainda conseguiu manter o pivô DeAndre Jordan, que era agente livre restrito. O contrato foi “salgado”: 43 milhões de dólares por quatro temporadas. Esse foi o contrato oferecido pelo Golden State Warriors, mas o Clippers cobriu sem pensar duas vezes.

Para fechar o pacote de reforços na offseason, veio a cereja do bolo. Em uma negociação ousada, o time angelino abriu mão dos jovens Eric Gordon e Al-Farouq Aminu, do pivô Chris Kaman e de uma preciosa escolha de primeira rodada do draft 2012 para conseguir o melhor armador da NBA: Chris Paul, do New Orleans Hornets. Foi a troca mais importante da temporada e que iria mudar os rumos do time angelino. Um quinteto formado por Paul, Billups, Butler, Griffin e Jordan seria um dos mais talentosos da Liga, sem dúvida alguma.

Continua após a publicidade
A chegada de Chris Paul deu um upgrade considerável ao Clippers nesta temporada

A chegada de Chris Paul deu um upgrade considerável ao Clippers nesta temporada

Temporada regular

Liderado pela dupla Chris Paul e Blake Griffin, o Clippers conseguiu terminar a temporada regular com 40 vitórias e 26 derrotas, garantindo, assim, a quinta posição na conferência Oeste. O começo foi promissor, com sete triunfos em dez partidas. Todos consideravam que o time angelino seria um forte candidato ao título. No dia 6 de fevereiro, o time recebeu um duro golpe com a grave contusão de Billups. Durante a partida contra o Orlando Magic, o veterano sofreu uma lesão no Tendão de Aquiles esquerdo, que o deixaria de fora do restante da temporada. Com Billups em quadra, o Clippers teve 14 vitórias em 20 jogos. Sem ele, foram 26 triunfos e 20 derrotas.

Continua após a publicidade

Ainda em fevereiro, o time de Los Angeles assinou com o experiente ala-pivô Kenyon Martin. Ele foi contratado para ser a principal peça do garrafão vindo do banco de reservas. No mês seguinte, na trade deadline, o Clippers trouxe o ala Nick Young, do Washington Wizards, em uma troca que ainda envolveu o Denver Nuggets. Para a chegada de Young, o time angelino se desfez do inexpressivo Brian Cook e de uma escolha de segunda rodada do draft de 2015. O ala seria o scorer de perímetro que faltava à equipe.

No final de março, após três derrotas seguidas, a imprensa de Los Angeles noticiou que a relação entre o técnico Vinny Del Negro e seus comandados era marcada por muita tensão. “Vinny perdeu o controle sobre o grupo de jogadores. Eles não querem se esforçar por ele. A maioria dos atletas acha que o time precisa de mudanças. Eles citam a indefinição quanto à rotação da equipe como um dos maiores problemas. Os jogadores também reclamam que os esquemas defensivo e ofensivo implantados por Del Negro são básicos demais e previsíveis”, dizia uma matéria da ESPN americana. Del Negro recebeu um voto de confiança da direção do Clippers e equipe voltou a angariar vitórias. Com a boa fase de volta, o treinador veio a público para negar que tenha tido qualquer problema com os atletas e aproveitou para “detonar” aqueles que deram espaço para os falsos rumores.

Continua após a publicidade

Playoffs

Na primeira rodada, o Clippers teve um confronto duríssimo contra o Memphis Grizzlies. A série foi ao sétimo jogo e o time angelino saiu com o triunfo. O que mais chamou a atenção na série, extremamente física, foi a virada histórica do Clippers no jogo 1, em Memphis. A equipe de Los Angeles venceu por 99 a 98, após estar perdendo por 24 pontos, faltando nove minutos para o término do jogo.

Como resultado da batalha travada na primeira rodada, o time angelino sofreu, na semifinal disputada contra o San Antonio Spurs, com as lesões de seus principais jogadores. Paul sentia dores no quadril, e Griffin um incômodo no joelho. Com os dois em perfeitas condições físicas, já seria difícil bater o Spurs. O Clippers, com suas estrelas baleadas, foi presa fácil para o time de San Antonio. A “varrida” valeu como aprendizado para alguns jovens jogadores como Griffin, Bledsoe e Jordan.

Continua após a publicidade

Números do Clippers em 2011/2012

– Décimo quarto melhor ataque (97.6 pontos)
– Décima terceira melhor defesa (95.0)
– Quarto time que mais converteu bolas de três pontos (7.8)
– Segundo pior time em aproveitamento de lances livres (68%)
– Segundo time que menos cometeu erros (12.4)
– Sexto melhor time em roubadas de bola (8.4)

Folha salarial do Los Angeles Clippers em 2012/2013

Chris Paul: 17,8 milhões de dólares (expirante)
DeAndre Jordan: 10,5 milhões de dólares
Mo Williams: 8,5 milhões de dólares (expirante)
Caron Butler: 8 milhões de dólares
Blake Griffin: 7,2 milhões de dólares
Ryan Gomes: 4 milhões de dólares  (expirante)
Eric Bledsoe: 1,7 milhões de dólares
Travis Leslie: 762 mil dólares (team option)
Trey Thompkins: 762 mil dólares (team option)

Continua após a publicidade

Perspectivas

A tendência é que o Clippers volte com um time ainda mais forte para a próxima temporada, e chegue novamente aos playoffs. Mas desta vez a ambição pode ser ainda maior, dependendo das peças que o time irá trazer na offseason. Do quinteto titular que começou a temporada, apenas Chauncey Billups será agente livre. Outros jogadores que irão testar o mercado: Randy Foye (que ocupou a vaga de Billups no restante da temporada), Nick Young, Kenyon Martin, Reggie Evans e Bobby Simmons. Todos serão agentes livres irrestritos. E o técnico Vinny Del Negro está no último ano de contrato garantido com a franquia e poderá não retornar em 2012/2013.

Continua após a publicidade
Clippers precisa trocar o fraco Del Negro por um treinador mais capacitado

Clippers precisa trocar o fraco Del Negro por um treinador mais capacitado

Acredito que, para pensar em algo mais na próxima temporada, a primeira coisa que o Clippers tem que fazer é dispensar Del Negro e contratar um treinador mais capacitado. Nate McMillan, Stan Van Gundy, Jerry Sloan e, quem sabe, Phil Jackson, que, segundo a imprensa dos EUA, está querendo voltar a treinar uma equipe da NBA.

Em segundo lugar, assegurar que Paul e Griffin fiquem na equipe por muito tempo. O primeiro terá contrato expirante, mas já declarou que pretende continuar por mais tempo no Clippers. Griffin deverá ganhar uma extensão de contrato (por cinco anos) já a partir de julho. Essa dupla é o presente e o futuro do time angelino. Não dá para pensar em outra coisa. Pela primeira vez em sua história, o Clippers teve dois atletas escolhidos para o time titular do Oeste no All-Star Game. Com mais tempo para treinamentos, a dupla promete fazer mais estragos na próxima temporada.

Continua após a publicidade

Além disso, é preciso montar um elenco de apoio mais qualificado. Dos agentes livres, a franquia deve tentar as voltas de Billups, Martin e Evans. Young não foi bem e deve pedir um contrato mais robusto. A necessidade mais urgente do elenco é adicionar um scorer de perímetro, que tenha facilidade nos arremessos de longa distância. As melhores opções na agência livre, e que não seriam caras: Ray Allen e Shannon Brown. Para fechar o elenco, eu tentaria trocar Mo Williams e Ryan Gomes, com seus contratos expirantes. O Clippers deve dar mais espaço ao jovem Eric Bledsoe, que já mostrou muito potencial. Se Billups retornar, Williams seria dispensável. Vale dizer ainda que o time angelino não terá escolha de primeira rodada no draft deste ano (apenas uma de final de segunda rodada).

Portanto, com um novo treinador, a manutenção da dupla Chris Paul e Blake Griffin e um elenco de apoio um pouco mais qualificado, o Clippers tende a melhorar e a brigar até por título na próxima temporada. Já pensou um time formado por Paul, Billups, Butler, Griffin e Jordan, e com Bledsoe, Allen, Brown, Evans e Martin na rotação, e melhor, comandado por um técnico gabaritado? Foi-se o tempo em que o Lakers era soberano em Los Angeles…

Continua após a publicidade

comentários