Goran Dragic está se despedindo do basquete e o ex-Miami Heat e ídolo da Eslovênia terá sua camisa aposentada pela seleção. A homenagem virá antes de seu evento de despedida da NBA, no sábado (24), em jogo que recebeu o nome de “The Night of The Dragon“, em alusão ao seu apelido como jogador. O armador passou 15 anos na liga e teve uma história de muito sucesso com seu país.
O anúncio foi feito pela federação da Eslovênia de Basquete, na sexta-feira (23). Antes do amistoso que vai encerrar sua carreira, a camisa 3 do armador será aposentada no país.
“Palavras e ações não são suficientes para expressar gratidão e respeito para uma verdadeira lenda do basquete como Goran Dragic. Sua carreira vencedora, os sacrifícios que fez para defender a seleção, falam por si só. Portanto, ele merece ser homenageado por tudo que fez por esse país e pela seleção. Aposentar a camisa 3 é, acima de tudo, um gesto de respeito. Sua história por aqui está marcada para sempre”, afirmou o presidente da federação Matej Erjavec.
Ele foi peça central do título esloveno no EuroBasket de 2017, na Turquia. Já ao lado de Luka Doncic, Dragic foi o principal jogador da conquista. Aliás, conquistando marcas importantes. Ele anotou 35 pontos na final contra a Sérvia que terminou 93 a 85. Essa foi a maior pontuação em uma decisão do torneio desde os 36 pontos de Pau Gasol em 2003. Em nove partidas, o armador teve médias de 22.9 pontos por partida, sendo o MVP da competição.
Por fim, ainda se tornou o esportista esloveno do ano, o que o marcou não só na história do basquete, mas na história do esporte do país em geral.
Leia mais!
- Goran Dragic: “Luka Doncic precisa mudar um pouco para ser campeão da NBA”
- Chris Bosh vai voltar a jogar basquete pela primeira vez desde aposentadoria da NBA
- Entenda como a temporada de Jimmy Butler pode definir seu futuro no Heat
Dragic se aposentou da seleção depois do título, mas voltou para a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. Depois disso, se despediu disputando o EuroBasket de 2022. Entretanto, sem novo sucesso, a equipe perdeu para a Polônia e caiu nas quartas de final.
Ele acabou não participando da única vez em que o time esloveno disputou as Olimpíadas em Tóquio 2021. A equipe ficou com a quarta posição no torneio.
Goran Dragic reunirá vários amigos do basquete europeu, Miami Heat e da Eslovênia no jogo que marcará sua despedida do esporte. Ao seu lado estará Steve Nash, histórico jogador e seu ex-companheiro no Phoenix Suns.
Por outro lado, o segundo time terá a presença de Luka Doncic e Nikola Jokic. Os astros de Dallas Mavericks e Denver Nuggets vão comandar o adversário de Dragic em seu último jogo.
No entanto, eles não são os únicos astros da NBA que estarão no evento. Afinal, nomes como Dirk Nowitzki, Bogdan Bogdanovic, Nikola Vucevic, Luis Scola, Josh Richardson e Robin Lopez também devem estar presentes na partida. Outro nome que também estará no evento é Chris Bosh. Aliás, apesar de estar no evento, sua participação no jogo ainda é incerta.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA