Ex-jogador da NBA vai ser candidato a senador em Minnesota

Atleta de carreira curta e problemática na liga venceu primárias do Partido Republicano no estado

jogador nba senador minnesota Fonte: Reprodução / Instagram

Você lembra de Royce White? Pois o ex-jogador da NBA vai ser candidato a senador no estado de Minnesota nesse ano. Ele venceu as eleições primárias no estado e, assim, está oficializado como representante do Partido Republicano na disputa. Vai competir pelo cargo com a democrata Amy Klobuchar, que já está no cargo há 16 anos.

O agora político foi selecionado pelo Houston Rockets na 16a posição do draft de 2012, mas teve carreira curta na liga. O jovem ala nunca chegou a atuar pela equipe texana por causa de problemas de saúde mental. Ele também revelou ter pânico de voar e se recusava a fazer viagens de avião. Isso acabou por comprometer a sua trajetória.

White, então, se tornou um dos primeiros atletas a defenderem a saúde mental como preocupação na NBA. Ele apontou, na época, a falta de especialistas e apoio geral da NBA – em particular, do Rockets – a casos clínicos como o que apresentava. Foi uma cruzada que, em seguida, astros como DeMar DeRozan e Kevin Love assumiram.

Publicidade

O ex-ala já havia candidato nas primárias republicanas para governador em 2022, mas foi derrotado. Agora, a situação é outra. A expectativa é que, enquanto um candidato negro, ele possa ter apelo junto a um público que não costuma votar no partido. No entanto, vale ressaltar que inicia a campanha como um enorme “azarão”.

Leia mais sobre o Houston Rockets

Polêmicas

Apesar das aspirações políticas, White acumula um longo currículo de polêmicas desde que iniciou a nova carreira. Para começar, ele tem sido um apoiador ferrenho do ex-presidente Donald Trump e seus aliados nas acusações sobre a invasão do Capitólio. Além disso, crê que as eleições de 2020 foram fraudadas para prejudicar Trump.

Publicidade

O ala aposentado também acredita em uma variedade de teorias conspiratórias. As suas “crenças” vão desde a origem do COVID a supostas influências satânicas dentro da Casa Branca. Já foi flagrado em suas redes sociais, ademais, realizando comentários de cunho homofóbicos, misóginos e profanos.

Para terminar, White ainda tem um histórico de problemas legais próprios. Já foi preso por não pagar pensão alimentícia para os seus quatro filhos, por exemplo. Ainda há uma investigação em seu nome envolvendo os gastos de sua campanha de 2022. A prestação de contas do seu grupo incluiu custos de uma “noitada” em uma boate da Flórida.

Publicidade

Carreira esportiva

White não atuou como jogador do Rockets, mas, antes de tentar ser senador em Minnesota, ainda chegou a fazer jogos na NBA. Ele disputou três partidas pelo Sacramento Kings, em que ficou nove minutos em quadra e não pontuou. Antes, também teve passagens pela G League. Mas a passagem pelo Kings encerrou a sua carreira na liga norte-americana.

Na sequência, o jogador rumou para o basquete canadense e viveu um ótimo momento. Foram dois anos de sucesso em quadra. Foi campeão e eleito MVP da NBL Canada em 2017, atuando pelo London Lightning. No fim da campanha seguinte, no entanto, ele deixou o time depois de uma discussão com um árbitro e um comissário da liga.

Publicidade

White só voltou a jogar basquete no “Big 3”, uma competição de trios com veteranos. Mas não se aposentou dos esportes em geral. Ele tentou uma incursão no MMA, em uma notícia que causou curiosidade em muita gente. E não deu muito certo. Fez uma luta, foi derrotado e, assim, abandonou as artes marciais.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários