Ex-jogador da NBA culpa astros por saída de James Harden do Thunder

Influência de colegas da seleção dos EUA teria feito ala-armador pedir para sair de Oklahoma City

nba james harden thunder Fonte: Reprodução / Instagram

A saída de James Harden do Oklahoma City Thunder é um momento decisivo na história recente da NBA. Afinal, o pedido de troca do astro “desmanchou” um dos mais incríveis núcleos jovens que a liga já viu. A equipe chegou às finais em 2012 e, logo em seguida, ele quis ir embora. Mas por que isso? Kendrick Perkins garante que os culpados foram outros astros com quem o ala-armador atuou nas Olimpíadas daquele ano.

“Quando voltou dos Jogos Olímpicos de Londres, Kevin Durant teve uma conversa séria comigo. Ele me disse que estávamos perdendo James, mas a questão não era dinheiro. Iria embora porque, quando estavam na seleção, caras como LeBron James e Dwyane Wade viviam lhe dizendo que precisava de um time dele. Que ele era bom demais para ser reserva”, contou o ex-pivô e hoje analista da ESPN.

Vale lembrar que Wade e LeBron eram jogadores do Miami Heat, ou seja, foram rivais de Harden nas finais de 2012. A equipe da Flórida venceu a série em cinco partidas, mas a impressão geral era que o Thunder estava em uma ascensão meteórica. O ala-armador recusou uma extensão prévia de Oklahoma City assim que voltou dos Jogos. Ele seria enviado para o Houston Rockets em uma troca bombástica na época.

Publicidade

“LeBron e Dwyane não estavam errados, pois ele era bom mesmo. Ganhou muita coisa em Houston, mas foi isso o que aconteceu. Por isso, eu digo que essas relações que os atletas criam dentro da seleção são importantes demais. Eles viajam para outros países, treinam e jantam juntos. Fiquem de olho no que pode acontecer na NBA nos próximos meses, ok?”, concluiu o polêmico comentarista.

Leia mais sobre James Harden

Dinheiro

A saída de James Harden do Thunder deixou a comunidade da NBA em busca de respostas na época. Afinal, o que aconteceu? Na época, a explicação envolvia duas questões. Para começar, o atleta não acreditava que a função de sexto jogador lhe fazia jus. O time, além disso, não lhe ofereceu uma extensão prévia máxima na offseason de 2012. O próprio jogador, aliás, creditaria a sua saída à questão financeira.

Publicidade

“Eu sentia que, para começar, já havia feito um sacrifício quando aceitei sair do banco de reservas. Fiz o que era preciso para ajudar o time, mas o time não quis me ajudar quando foi o momento de negociarmos. Se os dirigentes tivessem cedido em termos financeiros, eu ainda estaria em Oklahoma City. Certamente, eu resolveria ficar lá”, explicou o astro, em entrevista em 2014.

Segundo Royce Young, então jornalista da ESPN, o argumento contratual era verdade. No entanto, a diferença da proposta para o máximo não foi tão grande quanto todos imaginavam. “Oklahoma City, a princípio, não lhe ofereceu o máximo mesmo. Mas a oferta tinha um salário bem perto disso. Seria o maior valor já pago para um sexto jogador na história da NBA”, noticiou.

Publicidade

Visão gerencial

O Thunder poderia oferecer até US$60 milhões por quatro temporadas para manter Harden na época. Rumores dão conta que, no entanto, o time ofereceu “só” US$54 milhões pelo período. Era o início de um novo acordo coletivo de trabalho, então várias equipes estavam reticentes em negociar. O gerente-geral Sam Presti definiu negociar o futuro astro como uma das decisões mais duras de sua carreira.

“Nós fizemos vários esforços para tentar fazer a negociação acontecer. Mas, em certo momento, você percebe se tudo vai dar certo ou não. E, enquanto organização, você precisa tomar decisões difíceis. Trocar James foi uma das mais difíceis que já precisei tomar. No entanto, assim que tudo fica claro, é necessário fazer o melhor para a franquia”, justificou o executivo.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários