Cinco ouros consecutivos. Desde as Olimpíadas de 2008, a seleção dos EUA sempre conquistou o título e daqueles jogadores, havia um em comum para 2024: LeBron James. No entanto, é pouco provável que James esteja nos Jogos Olímpicos de 2028. Apesar de ser em Los Angeles, em algum momento de sua vida ele precisa parar de jogar basquete.
Não que a gente queira isso tão cedo, aliás.
Mas o fato é que o astro, aos 39 anos, está cada vez mais próximo de parar. Ninguém sabe quando, entretanto.
Então, supondo que em 2028, LeBron esteja em casa, vamos tentar entender montar um elenco. Afinal, quais seriam os jogadores da seleção dos EUA nas Olimpíadas de Los Angeles?
Bem, é importante ver quem tem idade para chegar lá em alto nível. Do elenco vencedor em Paris, podemos dizer, com alguma segurança, que alguns já não estarão.
Stephen Curry, por exemplo, terá 40 anos. LeBron James, 43, enquanto Kevin Durant (39) e Jrue Holiday (38).
Certo.
Em dois ou três anos, LeBron deve aposentar. Logo, Anthony Davis, que tem contrato com o Los Angeles Lakers até 2028, pode ser o “representante local”. Ele estará com 35 anos, mas as lesões podem sempre atrapalhar, né? O astro passou de 70 jogos em 2023/24 pela primeira vez desde 2017/18.
Leia mais
- Técnico do Heat deve substituir Steve Kerr no comando dos EUA
- Jayson Tatum deixa futuro na seleção dos EUA em aberto
- Kevin Durant e LeBron James terminam Olimpíadas com ouro e recordes
Mas na nossa suposição, ele ainda pode estar lá, especialmente como uma presença veterana com dois ouros na carreira. Então, vamos incluir Davis. Além dele, Bam Adebayo. Ele terá 31 anos, o que não será nenhum problema. E é bom ressaltar que provavelmente o técnico será Erik Spoelstra, também do Miami Heat. Enquanto isso, Adebayo não deve ir a lugar algum, seguindo em Miami por mais um longo período.
Falta um pivô, mas não deve ser Joel Embiid, que já tem 30 anos. Vamos de Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, que está com apenas 22.
Pronto. Fechamos o garrafão.
Agora, alas e alas-pivôs.
É fato que Jayson Tatum apareceu mais nas notícias por não jogar do que por suas performances. Além disso, ele deu declarações de pouco compromisso para retornar em 2028. Mas o tempo cura tudo e ele poderia chegar em Los Angeles como um dos principais nomes. A redenção pessoal ou algo assim.
Enquanto isso, Paolo Banchero, que já representou a equipe dos Estados Unidos na última Copa do Mundo, poderia entrar. Outro, se estiver saudável, dando prioridade ao próprio corpo, pode ser Zion Williamson. Não é possível que em 2028 ele ainda estará brincando com a carreira.
Por fim, alguém que até poderia ter ido em 2024, como Davis foi lá em 2012: Cooper Flagg, que chegou a treinar contra a equipe vencedora em Paris. Provável primeira escolha do próximo Draft da NBA, Flagg é extremamente talentoso e tem potencial para ser um All-Star por vários anos.
Armadores e alas-armadores
Tyrese Haliburton, Anthony Edwards e Devin Booker podem fazer parte de mais um ciclo. Enquanto Edwards está com 22 anos, Haliburton tem 24 e Booker, 27. Ou seja, todos eles potencialmente estariam disponíveis.
Mas sem Curry e Holiday, a armação pode ser um problema. Ou nem tanto, né?
Os melhores nomes hoje são: Trae Young, LaMelo Ball, Cade Cunningham, Ja Morant, Jalen Brunson, Tyrese Maxey e, claro, Donovan Mitchell. Sim, Mitchell não é exatamente um armador, mas pode ajudar ali.
Vamos pensar em Morant, Brunson e Mitchell. Neste caso, o último seria o substituto de Derrick White.
Para terminar, por que não Jaylen Brown?
É o atual MVP das finais, campeão da NBA e que praticamente implorou para jogar em Paris. Além disso, estamos falando de um jogador completo, que brilha nos dois lados da quadra e pode jogar como ala ou ala-armador.
Com os novos jogadores, como fica a seleção dos EUA para as Olimpíadas de 2028?
Los Angeles – 2028 (prévia)
Armadores: Tyrese Haliburton, Jalen Brunson, Ja Morant
Alas-armadores: Anthony Edwards, Devin Booker, Donovan Mitchell
Alas: Jayson Tatum, Jaylen Brown
Alas-pivôs: Cooper Flagg, Zion Williamson, Paolo Banchero
Pivôs: Anthony Davis, Bam Adebayo, Chet Holmgren
Aqui, estão 14 nomes e precisamos cortar dois.
Como a seleção dos EUA “apanhou” por falta de tamanho na Copa do Mundo, é melhor não mexer nos pivôs. No entanto, sabemos que Tatum faz ala e ala-pivô. Então, entre os jogadores que estão ali, quem sobraria? Fosse hoje, seria Williamson, pois Banchero provou ser mais confiável até aqui.
Obviamente, não vamos tirar Flagg ou Brown. Então, um “baixinho” precisa sair. Entre eles, o último “corte” ficaria entre Mitchell e Haliburton.
Neste caso, sabendo que Mitchell pode ajudar como armador, deixaríamos o do Indiana Pacers fora. Assim, Ja Morant poderia ser o titular na posição.
Los Angeles – 2028 (final)
Armadores e alas-armadores: Ja Morant, Jalen Brunson, Donovan Mitchell, Anthony Edwards, Devin Booker
Alas e alas-pivôs: Jayson Tatum, Jaylen Brown, Cooper Flagg, Paolo Banchero
Pivôs: Anthony Davis, Bam Adebayo, Chet Holmgren
Utilize os comentários para montar a sua própria seleção dos EUA com os jogadores para as Olimpíadas de 2028. Deixe suas sugestões.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA