Com triplo-duplo de Nikola Jokic, Sérvia bate Alemanha e conquista o bronze

Time sérvio termina sua participação olímpica na terceira posição com mais uma ótima atuação coletiva

nikola jokic alemanha sérvia bronze Fonte: Divulgação / FIBA

Depois da grande atuação contra os Estados Unidos, a Sérvia teve mais uma ótima partida para superar a Alemanha por 93 a 83, neste sábado (10), para faturar a medalha de bronze, com direito a triplo-duplo de Nikola Jokic. O astro do Denver Nuggets, então, liderou sua seleção para a conquista do terceiro lugar nas Olimpíadas de Paris ao anotar 19 pontos, 12 rebotes e 11 assistências.

O triplo-duplo de Jokic foi apenas o quinto na história das Olimpíadas. Além disso, foi o quarto jogador diferente a conseguir o feio. Os outros atletas são: Sasha Belov (1976), LeBron James (2012 e 2024) e Luka Doncic (2020).

Além de Nikola Jokic, a Sérvia contou com uma excelente atuação defensiva para vencer a Alemanha e ficar com o bronze. A defesa funcionou durante grande parte do jogo, limitando os ataques do adversário. Bem marcado, Franz Wagner teve dificuldades em pontuar, sobretudo no primeiro tempo. Do mesmo modo, Dennis Schroder não conseguiu liderar o time como em outros confrontos.

Publicidade

Ainda assim, ambos os jogadores foram os destaques alemão. Wagner terminou o duelo com 19 pontos e nove rebotes. O armador, por sua vez, anotou 13 pontos, seis assistências e três bolas do perímetro, mas teve uma de suas atuações mais discretas nas Olimpíadas. Prova disso, é que sua equipe perdeu por 17 pontos enquanto esteve em quadra. Então, foi o pior plus minus da Alemanha no jogo.

O duelo foi decidido no primeiro quarto. Isso porque a Sérvia venceu o período por nove pontos de diferença e conseguiu manter essa vantagem ao longo da partida. Nos três períodos seguintes a diferença de pontuação entre as equipes foi de apenas um ponto, com a Alemanha vencendo somente o segundo.

Publicidade

Leia mais!

A Sérvia também teve ótima participação de seus coadjuvantes. Ao todo, seis jogadores ultrapassaram a marca de dez pontos no jogo. Bogdan Bogdanovic, um dos destaques do time nas Olimpíadas, fez mais um jogo sólido. O jogador do Atlanta Hawks, afinal, terminou com 16 pontos e três bolas do perímetro em quatro tentativas.

Mas o outro grande nome sérvio foi um dos principais nomes da seleção em Paris. O armador do Charlotte Hornets, Vasilije Micic, fechou sua participação olímpica em grande estilo ao anotar 19 pontos e apenas um lance livre errado em oito tentativas.

Publicidade

Então, depois de não participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Sérvia voltou à disputa da principal competição esportiva do mundo terminando na terceira colocação, com a medalha de bronze, ao vencer a Alemanha com show de Nikola Jokic.

O jogo

A partida começou com um domínio sérvio. Muito organizada nos dois lados da quadra, a Sérvia conseguiu executar bem seus ataques. Sobretudo sob o comando de Nikola Jokic, que distribuiu seis assistências nos dez minutos iniciais. Na defesa, dificultou as ações de Franz Wagner e não deixou Schroder com boas opções de passe. Assim, apesar da Alemanha esboçar uma reação no fim do quarto, a Sérvia abriu nove de vantagem. 30 a 21.

Publicidade

No início do segundo período, o cenário pouco mudou. O time alemão pecava no aproveitamento de quadra, viu o adversário abrir 13 pontos e parou a partida com um pedido de tempo. A partir disso, o jogo ficou mais “truncado”, com muitas faltas e poucos arremessos convertidos. Como resultado, o placar foi mais baixo do que no primeiro quarto. A Alemanha melhorou na defesa. Entretanto, continuou com dificuldades contra a forte e encaixada defesa sérvia. Por outro lado, a Sérvia diminuiu seu ímpeto ofensivo, mas conseguiu manter a vantagem construída para o intervalo. 46 a 38.

Segundo tempo

Na volta dos vestiários, a Sérvia continuou melhor impondo uma corrida de 8 a 0 nos minutos iniciais. A Alemanha esboçou uma reação, mas sem sucesso, obrigando um pedido de tempo. No entanto, após a parada técnica, as coisas pareceram piorar. Isso porque o time do Leste europeu conseguiu cinco pontos seguidos, forçando mais um tempo alemão. Agora, sim. Com duas bolas do perímetro, voltou para o jogo e foi a vez do técnico sérvio parar a partida. A Alemanha melhorou, chegou a corta a diferença que fora de 18 pontos para nove. 72 a 63.

Publicidade

O último período começou com os dois ataques funcionando e trocas constantes de cesta. Esse jogo, então, interessava mais aos sérvios, que tinham a vantagem no placar. Sem Schroder, que terminou o terceiro período no banco, a Alemanha vinha bem. Mas, mesmo com o retorno de um dos seus líderes, a equipe não conseguiu reagir. Já no final da partida, viu o rival abrir larga vantagem novamente. Por outro lado, esboçou uma reação final, mas sem sucesso.

Alemanha 83 x 93 Sérvia

Destaques

Alemanha

Jogador PTS REB AST STL BLK
Franz Wagner 18 9 4 3 0
Moritz Wagner 16 4 1 0 1
Dennis Schroder 13 4 6 0 0
Johannes Thiemann 11 6 1 0 1

Três pontos: 13-34 (38%) / Schroder: 3-6

Publicidade

Sérvia

Jogador PTS REB AST STL BLK
Nikola Jokic 19 12 11 1 1
Vasilije Micic 19 2 2 0 0
Bogdan Bogdanovic 16 2 3 1 0
Aleksa Avramovic 13 5 4 4 0
Filip Petrusev 11 2 0 0 1

Três pontos: 10-24 (42%) / Bogdanovic: 3-4

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários