Seleção da Sérvia culpa arbitragem por derrota contra os EUA

Técnico Svetislav Pesic parabeniza estadunidenses por vitória, mas acusa “coisas estranhas” no jogo

seleção sérvia eua derrota Fonte: Divulgação / FIBA

A seleção da Sérvia esteve bem perto de derrubar os EUA, mas terminaram a noite com uma derrota dolorosa e histórica. Os europeus abriram o último quarto com 13 pontos de vantagem sobre os favoritos e, assim, pareciam ter a vitória nas mãos. No entanto, nos seis minutos decisivos, o Team USA protagonizou uma das maiores viradas de sua história. Para os sérvios, o resultado passou pela atuação da arbitragem.

“Eu não estou em busca de desculpas, mas quem perde a partida tem o direito de estar bravo. E estou bravo porque não recebemos o respeito devido dos árbitros. Nikola Jokic é um dos melhores do mundo, opera com a bola o tempo inteiro e só teve quatro lances livres em 37 minutos. Bogdan Bogdanovic, por sua vez, teve um. Para mim, ocorreram coisas estranhas”, protestou o técnico Svestislav Pesic.

A Sérvia, provavelmente, impôs o maior desafio aos norte-americanos em uma partida de eliminação desde a recuperação da hegemonia olímpica. Os comandados de Pesic venceram os três primeiros quartos e, assim, chegaram a ter 17 pontos de frente. O triunfo histórico estava desenhado. Mas Bogdan Bogdanovic não acha que os juízes foram justos durante a impressionante reação dos EUA no último período.

Publicidade

“Nós tentamos conversar com os árbitros, mas eles simplesmente não queriam. Então, tudo bem. Sei que os norte-americanos não precisam desse tipo de ajuda contra nós. Não tivemos ‘ajuda’, por exemplo, quando eles nos agarravam com as mãos em cada posse. Não sou de ficar falando de arbitragem após os jogos, mas só queríamos mais respeito”, lamentou o ala-armador do Atlanta Hawks.

Leia mais sobre a seleção dos EUA

Orgulho

A seleção da Sérvia ainda vai levar a derrota para os EUA por muito tempo na memória. O resultado histórico tem um significado por si só, mas também seria uma revanche da final olímpica de 2016, no Rio de Janeiro. Os norte-americanos eram favoritos por mais de 15 pontos de diferença nas casas de apostas. Diante de tudo, Pesic não vai guardar nada além de orgulho da performance da equipe nessa quinta-feira.

Publicidade

“Há um ditado nos esportes sérvios que diz que quem perde tem o direito de ficar bravo. Mas não estou bravo hoje. Estou orgulhoso do que fizemos até aqui, mesmo com todos os obstáculos. Tivemos dois atletas doentes hoje, então tive que diminuir a rotação por necessidade. Tenho muito orgulho do jogo que fizemos, mas, ao mesmo tempo, estou decepcionado também”, admitiu o experiente treinador.

No entanto, a cada vez que comentava o jogo, Pesic não conseguia deixar de destacar o seu descontentamento com a arbitragem. “Os estadunidenses estão de parabéns. Não vou subestimá-los, mas aconteceram coisas estranhas aqui. E, certamente, foi um dos motivos de não termos fechado uma atuação magnífica. Temos que esquecer e, agora, nos preparar para conquistar o bronze”, concluiu.

Publicidade

“Isso é basquete”

Mas nem tudo pode ser resumido à arbitragem. Afinal, não há uma virada de 13 pontos em um quarto de dez minutos só por um motivo. Veteranos como Stephen Curry e Joel Embiid, por exemplo, brilharam no último período diante de uma Sérvia menos certeira do que no primeiro tempo. Bogdanovic reconhece que a Sérvia mostrou força e espírito, mas pecou nos detalhes a minutos da vitória mais icônica do basquete nacional.

“Eu quero agradecer o apoio de todos. É uma derrota difícil, mas estou muito orgulhoso da forma como lutamos. Nós entregamos o nosso melhor em quadra, afinal. É claro que poderíamos ter convertido uns arremessos a mais, salvo uma ou outra bola no fim, mas isso é basquete. Não desistimos em nenhum momento e, por isso, acho que podemos sair daqui com a cabeça erguida”, finalizou Bogdanovic.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários