Temporada 2024/25 do NBB terá 18 times

Principal competição do basquete nacional terá início no dia 12 de outubro

Temporada 2024/25 NBB times Fonte: Divulgação / LNB

A temporada 2024/25 do Novo Basquete Brasil (NBB) terá a participação de 18 times. A informação foi divulgada pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Na última segunda-feira (29) ocorreu a reunião do Conselho dos Clubes, que definiu o número de participantes da 17ª edição da elite do basquete brasileiro. Além disso, o formato dos playoffs sofreu alterações.

Desse modo, em relação à última edição, apenas o Cerrado Basquete pediu licença. Por outro lado, o Fluminense (RJ) e o Vitória (BA), que haviam manifestado o interesse em jogar o NBB 2024/25, optaram por retirar a candidatura. De acordo com a LNB, esses fatos só reforçam as premissas de responsabilidade e compromisso que se solidificam cada vez mais entre os clubes.

“A sensação é a de que estamos no caminho certo. E esse caminho se demonstra a cada ano mais promissor. Vivemos um momento muito especial no basquete nacional. O Brasil de volta às Olimpíadas, nossa Liga de Desenvolvimento (LDB) cada vez maior, e um NBB cada vez mais sólido. Só temos a agradecer a todos que fazem esse ecossistema funcionar, pela confiança e pela convergência nos valores e nos propósitos”, disse Carlos Renato Donzelli, vice-presidente da LNB.

Publicidade

A temporada 2024/25 do NBB terá início no dia 12 de outubro. A tabela completa e o regulamento da competição serão divulgados no mês de agosto. O detalhe é que o limite de quatro estrangeiros por equipe está mantido para a próxima campanha.

Vale lembrar que, na última temporada, o Jumper Brasil, em parceria com a Sportsbet.io, exibiu vários jogos do NBB, inclusive as finais. Até o momento, ESPN e SporTV (TV por assinatura), além do canal do NBB no YouTube e o streaming BasketPass, vão transmitir as partidas em 2024/25.

Publicidade

Leia mais sobre o NBB

Já a Copa Super 8 vai para a sua sexta edição, em janeiro de 2025. O torneio conta com os oito times mais bem classificados no primeiro turno do NBB. O campeão terá direito a uma vaga na competição internacional de clubes mais relevante com vagas destinadas ao NBB.

O presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, celebrou o número de 18 times na temporada 2024/25 do NBB. Além disso, o dirigente espera uma competição bem equilibrada. Afinal, as equipes já estão se movimentando no mercado.

“Temos uma expectativa muito grande de mais um campeonato bem equilibrado. Vemos as equipes se movimentando, o mercado está bastante agitado. A expectativa é muito positiva para ter um NBB cada vez mais forte e melhor”, afirmou.

Publicidade

A princípio, Sesi Franca e Flamengo despontam, mais uma vez, como os principais candidatos ao título do NBB. O atual tricampeão, aliás, iniciou uma minirreformulação. Afinal, o time francano perdeu atletas importantes como o pivô Márcio, que assinou com o Ratiopharm Ulm (ALE), e o armador Santiago Scala, que retornou para a Argentina. Em contrapartida, o Sesi Franca se reforçou com Georginho, Rafael Hettsheimeir e o argentino Facundo Corvalán.

O Flamengo, por sua vez, que ficou com o sabor amargo do vice-campeonato, também passa por mudanças. Até o momento, o rubro-negro carioca fechou com Alexey Borges, Lucas Siewert, o norte-americano Shaq Johnson e o argentino Tayavek Gallizzi. No entanto, Gabriel Jaú, Maique, Scott Machado e Loku Cuello deixaram a equipe.

Publicidade

Confira os times participantes da temporada 2024/25 do NBB

Mudanças para a temporada 2024/25 do NBB

A fase de classificação do NBB 2024/25 vai ser realizada em dois turnos. Os 16 primeiros colocados avançam para os playoffs. Portanto, apenas os dois últimos serão eliminados ao final da temporada regular. O formato do mata-mata é praticamente o mesmo da última edição do NBB, mas com uma mudança: a série de oitavas de final voltará a ser disputada em uma melhor de cinco de jogos, o que já acontece nas quartas, semifinais e finais.

Outra mudança aprovada na reunião do Conselho dos Clubes foi em relação ao formato da disputa das séries dos playoffs, que volta a ser como antes da pandemia: 1-2-1-1. Ou seja, o time de melhor campanha disputa o primeiro jogo como visitante, depois faz duas partidas como mandante e, se necessário, viaja para o quarto confronto e recebe o rival em seus domínios no último embate.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários