Quem foi melhor: Tim Duncan ou Kobe Bryant? A opinião popular costuma inclinar em direção ao segundo, mas a discussão está muito mais aberta entre os comentaristas. Aliás, até indicando no sentido contrário. Zach Lowe, por exemplo, está na contramão dos torcedores nesse debate. O analista da ESPN coloca o ídolo do San Antonio Spurs acima do falecido craque em seu ranking histórico.
“Eu não diria que, certamente, coloco Tim acima de ninguém hoje. Tenho que fazer a minha análise profunda sobre a sua carreira ainda. Mas, até agora, eu sempre estive convicto de que ele estaria acima de Kobe em minha lista. Convicto, talvez, seja um termo forte demais. Mas, sim, o teria em uma melhor posição no ranking”, cravou o podcaster, na mais recente edição do seu programa.
Costuma ser um consenso entre analistas que Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e LeBron James sejam o TOP 3 da história. Em seguida, a discussão fica mais aberta a preferências pessoais. E Lowe sabe que esse é uma conversa em que, a princípio, as preferências pessoais são decisivas. A única coisa que crava, então, é que Duncan merece estar bem próximo do topo.
“Ainda preciso fazer uma avaliação mais calma de sua carreira inteira, como já disse. Mas, provavelmente, o que posso afirmar é que Tim está mais próximo da sexta ou sétima posição do que estar fora do TOP 10. Para mim, essa é a impressão sobre o seu lugar nessa discussão”, completou o comentarista.
Leia mais sobre Kobe Bryant
- Para James Harden, Kobe Bryant é o maior jogador de todos os tempos
- Gordon Hayward minimiza histórico último jogo de Kobe Bryant na NBA
- “Vilão”, Dillon Brooks revela inspiração em Kobe Bryant na carreira
Respeito mútuo
Tim Duncan e Kobe Bryant sempre foram oponentes, mas, ao que parece, nunca rivais. Ou seja, não havia nada além de admiração de parte a parte assim que o cronômetro zerava. Aliás, ambos até foram eleitos para o Hall da Fama no mesmo ano: 2021. Na época, o ex-pivô fez uma declaração profunda sobre o respeito que tinha pela lenda angelina depois de tantos duelos.
“Os maiores competidores sempre tiram o melhor de você. Esse era o impacto que Kobe sempre teve em mim. Afinal, você sempre precisava dar o seu melhor o tempo inteiro quando o enfrentava. Era um competidor implacável, em síntese. Essas são as minhas lembranças de tê-lo como adversário ao longo do tempo. Foi uma honra, com certeza, dividir a quadra com Kobe”, exaltou o ícone do Spurs.
Bryant já não era vivo quando ambos entraram no templo máximo do basquete juntos. Mas, no passado, nunca deixou de reconhecer a excelência do seu constante oponente. “Enfrentar Tim sempre é um desafio. Nós tivemos as nossas batalhas ao longo dos anos e, assim, tornou-se alguém com quem amo competir. É um dos meus jogadores favoritos da história”, reverenciou.
Currículo
Bryant e Duncan, curiosamente, possuem currículos muito semelhantes na NBA. Os dois são pentacampeões da NBA, enquanto foram escolhidos para os times ideais da liga em 15 oportunidades. O ex-jogador do Lakers foi para três Jogos das Estrelas a mais, além de ter duas medalhas de ouro olímpicas. O ídolo do Spurs, por sua vez, conquistou um prêmio de MVP da temporada e um MVP das finais a mais do que o adversário.
Ambos também estão equilibrados quando o assunto são os confrontos diretos. Duncan leva a melhor em temporadas regulares, pois ganhou 31 de 52 partidas contra Bryant. No entanto, nos playoffs, o ala-armador é quem teve vantagem: foram 18 vitórias em 30 jogos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA