É curioso, mas aconteceu. Na segunda rodada do Draft da NBA, o New York Knicks e o Dallas Mavericks fizeram uma troca pouco comum. Enquanto o time texano recebeu Melvin Ajinça na escolha 51, o Knicks ficou com a pick 58, resultando em Ariel Hukporti. Mas ele não foi sozinho. Ao seu lado, foram os direitos de Petteri Koponen e uma quantia em dinheiro.
O detalhe é que Petteri Koponen fez parte do Draft da NBA de 2007 e seus direitos rodaram pela liga ao longo dos anos sem ele atuar na liga. Sim, o finlandês jamais jogou um minuto sequer no basquete dos EUA. Após encerrar a carreira como jogador em 2022 pelo Helsinki Seagulls, Koponen estudou para ser técnico.
Então, na última segunda-feira, o San Antonio Spurs o convidou para ser assistente na Summer League. Ou seja, mesmo aposentado e sem jogar na NBA, seus direitos como jogador no Draft da NBA foram para do Mavericks para o Knicks.
Em suas redes sociais, ele brincou sobre o assunto.
“Estou honrado pelo que o Knicks fez, mas vou cumprir meu acordo com o Spurs. Claro, a não ser que uma grande oferta financeira mude tudo. E tem mais, eu tenho um novo quadril. Então, estou pronto”, escreveu.
Apesar de nunca atuar na NBA, Koponen foi um grande jogador na Europa. O ex-armador teve destaque pelo Barcelona e Bayern de Munique, por exemplo. Na Copa do Mundo de Basquete de 2014, ele foi o líder em assistências. Ele ainda teve passagens pelo basquete italiano e russo antes de aposentar-se em seu país.
Leia mais
- Com Bronny James, veja os jogadores de segunda rodada do Draft da NBA
- Jazz deveria considerar troca de Lauri Markkanen
- Mavericks e Pistons fazem troca centrada em Tim Hardaway Jr
Mas o fato de times da NBA utilizarem os direitos de Draft de jogadores não chega a ser algo novo. Sasha Vezenkov, por exemplo, foi escolha do Brooklyn Nets em 2017. No entanto, o jogador seguiu jogando na Europa. Então, em junho de 2022, ele “foi” para o Sacramento Kings. Mas o atleta só assinou mesmo em 2023 e atuou pela equipe na última temporada.
Agora, Vezenkov saiu em troca mais uma vez, agora para o Toronto Raptors.
Enquanto isso, a troca entre Mavericks e Knicks trouxe outro elemento. Melvin Ajinça é sobrinho de Alexis, que atuou por sete anos na NBA. Ele esteve em quatro equipes diferentes em sete anos: Charlotte Bobcats, New Orleans Pelicans, além de Raptors e o próprio Mavs.
Por outro lado, Koponen até pensou em jogar na NBA, mas desistiu. Em 2008, ele atuou pelo Portland Trail Blazers na Summer League. Mas não fez feio. Em um dos jogos, o finlandês produziu 19 pontos, acertando quatro das seis tentativas do perímetro.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA