O Golden State Warriors era outro em 2011. Sem títulos há mais de três décadas, a diretoria resolveu convidar um consultor para tentar mudar os rumos da franquia. Então, Jerry West foi o nome que Joe Lacob e Peter Guber escolheram para trabalhar diretamente com a equipe e os jovens Stephen Curry e Klay Thompson. A direção pensava em fazer algumas mudanças envolvendo ambos, mas West evitou trocas importantes.
Seu trabalho no Warriors era basicamente para facilitar o diálogo entre a direção e a comissão técnica. Jerry West acreditava no potencial dos jogadores mais novos, mas precisava dar motivos justos para que o time fizesse as melhores negociações.
De acordo com Mychal Thompson, pai de Klay, Jerry West teve um papel importante na permanência do atleta na equipe californiana. Segundo ele, foi West quem sugeriu as permanências de jovens.
“Basicamente, ele foi o homem que salvou a franquia do Warriors”, disse Mychal Thompson. “Não fosse ele, depois de dois anos, Klay Thompson e Harrison Barnes iriam em troca para o Minnesota Timberwolves”.
O detalhe é que Jerry West também evitou que Stephen Curry saísse do Warriors. Uma negociação entre Milwaukee Bucks e o time, então de Oakland, já estava pronta. Curry iria para o Bucks, enquanto o pivô Andrew Bogut estava indo para Golden State. Mas West entrou na coversa e convenceu os diretores que Monta Ellis deveria sair ao invés de Curry.
Leia mais
- Jornalista detona antigo GM do Warriors por querer trocar Stephen Curry e Klay Thompson
- Lenda da NBA, Jerry West morre aos 86 anos
- Blake Griffin revela que ficou no Clippers por influência de Jerry West
No fim das contas, Bogut acabou mesmo no Warriors, mas por Ellis. Enquanto isso, West vetou a ida de Thompson para o Timberwolves por Kevin Love. Na ocasião, Harrison Barnes iria ao lado do ala-armador para Minnesota. Entretanto, o antigo consultor conseguiu brecar Bob Myers.
Por onde passou, Jerry West sempre foi uma grande influência. Após vencer duas vezes o prêmio de melhor GM no Los Angeles Lakers, ele ficou no Warriors entre 2011 e 2017. Então, ele foi para o Los Angeles Clippers, onde ficou até o fim de sua vida.
Como jogador, West foi o único eleito MVP das finais em que sua equipe não venceu, em 1969. Em 1972, ele conquistou o seu único título atuando. No entanto, sua carreira foi repleta de premiações. Após 14 eleições para o All-Star Game, ele ainda foi 12 vezes All NBA, sendo dez delas no primeiro time.
Mas como executivo, ele foi ainda mais brilhante, conquistando oito títulos. Hall da Fama, Jerry West ainda conquistou uma medalha de ouro olímpica em 1960.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA