O Jumper Brasil dá prosseguimento à série “NBA Draft 2024″, agora com o armador Tyler Kolek. Destaque da Universidade Marquette, ele é projetado como uma escolha de final de primeira rodada do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 23 anos.
Tyler Kolek
Idade: 23 anos
País: EUA
Universidade: Marquette (senior – quatro temporadas no College)
Posições: armador
Altura: 6’3″ (1,91m)
Envergadura: 6’2.75″ (1,90m)
Peso: 89 kg
Médias na última temporada: 15,3 pontos, 4,9 rebotes, 7,7 assistências, 1,6 roubo de bola, 0,2 toco, 2,9 turnovers, 49,6% nos arremessos de quadra, 38,8% nas bolas de três (com 3,9 tentativas por jogo), 85,1% nos lances livres (com três tentativas por jogo), 33 minutos por jogo
Atributos físicos e atléticos
- Kolek não chama a atenção pelo atleticismo, mas corre a quadra com fluidez. Possui altura adequada para a posição 1. No entanto, sua envergadura deixa a desejar (menor que sua altura). Ou seja, tem braços curtos. Quanto à massa muscular, encontra-se pronto para encarar o nível do basquete profissional.
Ataque
- Ótimo playmaker (briga com Nikola Topic como o melhor da classe nesse aspecto). Kolek é simplesmente espetacular operando no pick-and-roll. Também sabe como executar as jogadas, manipular defesas e explorar mismatches. Além disso, tem um excelente controle de bola. Acha bons passes no drive-and-kick (quando infiltra e passa a bola para um companheiro em melhor condições de pontuar), seja após screens ou atacando closeouts.
- Elevado QI de basquete. Destaca-se pela tomada de decisões em quadra, tem uma visão de jogo privilegiada e comete poucos erros. Compensa a falta de atributos físico-atléticos com inteligência. Enfim, Kolek sabe controlar o ritmo ofensivo de uma equipe, muda o pace como poucos da classe, não se afoba e possui um entendimento avançado da dinâmica do jogo. Portanto, estamos falando de um verdadeiro floor general.
- Grande arremessador do perímetro. Mostrou muita eficiência nas situações de catch-and-shoot (quando recebe a bola e arremessa) e spot-up (quando fica parado em um local da quadra, recebe o passe e logo arremessa). Canhoto, o armador possui uma mecânica de arremesso elogiável (rápida, compacta, fluida).
- Finalizador habilidoso. Não é muito atlético, mas exibe um primeiro passo rápido e boa capacidade de mudança de direção (muito bom nas hesitações e fakes). Sabe atacar closeouts. No entanto, não é um slasher. Mas, Kolek mostra muita habilidade para finalizar (com ambas as mãos) por meio de bandejas e floaters. Aliás, ele possui um toque suave no floater.
- Mostra personalidade e poder de decisão no clutch time. Ou seja, não se esconde nos momentos decisivos.
Defesa
- Defensor inteligente, que costuma estar no lugar certo fora da bola. Possui mãos rápidas e entendimento avançado dos ataques adversários. Desse modo, se destaca na antecipação das linhas de passe. Na defesa individual, porém, deixa a desejar devido às limitações atléticas.
- Ética de trabalho elogiável. Dono de uma mentalidade vencedora, Kolek mostra muito esforço, disciplina e jogo solidário. Ele torna os companheiros melhores. É um verdadeiro competidor em quadra que entende muito bem o jogo. Ou seja, um líder natural que possui os chamados intangíveis, algo valioso na NBA.
Leia mais sobre o Draft da NBA!
- Tristan da Silva – NBA Draft 2024
- Jared McCain – NBA Draft 2024
- Devin Carter – NBA Draft 2024
Pontos fracos
- Não é muito atlético e nem explosivo. Isso pode prejudicar o seu impacto na liga, que conta com verdadeiros “monstros atléticos” na posição.
- Outro fator limitador é sua envergadura (braços curtos). Desse modo, não é um defensor versátil. O cenário ideal para ele é atuar ao lado de outro guard que seja alto e tenha qualidades defensivas.
- Arremessa pouco da média distância. Seu jogo ofensivo basicamente reside em bolas do perímetro e infiltrações que geralmente terminam em bandejas ou floaters.
- Oferece pouco upside. Melhorou ano a ano em Marquette, mas dá a impressão de que atingiu o teto como atleta. Dessa forma, tende a ser um role player na NBA. No caso, um armador vindo do banco de reservas, com a função de facilitar a vida dos companheiros.
Conclusão
- Tyler Kolek é um dos prospectos mais prontos do Draft de 2024 da NBA. Principal playmaker da classe vindo do College, chama a atenção pela habilidade com a bola nas mãos e pelo talento de operar no pick-and-roll. Ele é um armador puro, ou seja, prioriza o passe, facilita a vida dos companheiros em quadra. Mesmo assim, sabe atuar fora da bola, já que possui um arremesso consistente do perímetro. Além disso, é elogiado pela ética de trabalho. Compensa as limitações físico-atléticas com inteligência em quadra. Kolek, portanto, é uma escolha segura em um recrutamento de incertezas. Ideal para times que pretendem competir no curto prazo.
Comparação: TJ McConnell (Indiana Pacers) com arremesso consistente do perímetro
Projeção: entre as escolhas 19 e 28
Confira alguns lances de Tyler Kolek, prospecto do Draft 2024 da NBA
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA