MVP das finais do Leste, Jaylen Brown passou a temporada 2023/24 sob críticas por conta de seu novo contrato. Mas ele mostra o outro lado da moeda. No primeiro jogo das finais da NBA, o astro foi um dos principais responsáveis pela vitória do Boston Celtics sobre o Dallas Mavericks. Enquanto Brown ouvia reclamações sobre seus problemas em jogar com a mão esquerda, ele apenas treinou. Agora, ajudou ao Celtics a abrir vantagem na série decisiva.
Apesar de toda a narrativa contra ele, o jogador vem provando o contrário a cada partida. Foi assim em toda a campanha, mas principalmente nos playoffs ele faz o Celtics cada vez melhor nos dois lados da quadra. Foram 22 pontos, seis rebotes, três bloqueios e três roubos de bola contra o Mavs. Tudo isso em apenas 12 arremessos.
Claro, ele não é perfeito e ainda falha nos lances livres (6 de 11 no primeiro jogo e 61.9% nos playoffs), mas compensa de várias outras formas. Aliás, é difícil olhar para o elenco de Boston e apontar um defeito grave nos jogadores de rotação. Mas Brown destaca-se de formas que pouca gente aponta: ele é forte, sabe arremessar, defender e tem encaixe com Jayson Tatum.
Uma das maiores críticas a Jaylen Brown (antes do contrato) era que ele não sabia jogar ao lado de Jayson Tatum, o sempre candidato a MVP. Os holofotes sempre estiveram mais em Tatum, até porque ele parecia um veterano quando entrou na NBA. Ou seja, já estava quase pronto. Brown, por outro lado, ainda precisava ser lapidado.
Leia mais
- Jaylen Brown e Porzingis lideram, Celtics domina Mavericks e vence o jogo 1
- Kristaps Porzingis volta de lesão e brilha na final da NBA
- Comentaristas da ESPN elegem o favorito para as Finais da NBA
Quando ele chegou ao nível All-Star, tudo o que a gente ouvia e lia por aí é que um dos dois deveria ser trocado. Mas os dois provaram exatamente o contrário. Com bons jogadores ao lado deles, o Celtics virou favorito ao título.
Não que o Celtics não fosse um candidato antes, mas sempre havia a desconfiança sobre as performances dos dois em playoffs. Então, quando chegam Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, além de um Derrick White já no grupo, as coisas ficam realmente mais fáceis. Os erros individuais ficam cada vez mais irrelevantes, pois um cobre o outro. E você sabe que sempre vai acontecer isso.
Contra o Indiana Pacers, por exemplo, o Celtics não foi o melhor time da série. Mas como venceu? Porque tem experiência em playoffs, porque sabe sair de adversidades e encontrar meios de vencer. Então, diante do Dallas Mavericks no primeiro jogo, o time não deu a menor chance ao adversário e o limitou a apenas 20 pontos no primeiro quarto.
Claro que Kristaps Porzingis tem “culpa” nisso, mas Jaylen Brown é o melhor jogador do Celtics nos playoffs e não foi diferente contra Dallas.
Contrato de Jaylen Brown é de jogadores que venceram o MVP
A partir da próxima temporada, Jaylen Brown terá um dos maiores salários da NBA. Mas veja: quase todos ali já foram MVP ou MVP das finais. As únicas exceções ficam por conta de Bradley Beal e Brown.
Stephen Curry: duas vezes MVP, uma vez MVP das finais
Kawhi Leonard: duas vezes MVP das finais
Joel Embiid: uma vez MVP
LeBron James*: quatro vezes MVP, quatro vezes MVP das finais
Nikola Jokic: três vezes MVP, uma vez MVP das finais
Kevin Durant: uma vez MVP, duas vezes MVP das finais
Bradley Beal: agradece ao Washington Wizards
Acima, todos receberam prêmios máximos individuais. Só Beal não passou nem perto disso. Já LeBron, pode/deve deixar seu atual contrato por uma reformulação de dois ou três anos.
Então, Jaylen Brown tem a grande chance de fazer parte deste grupo caso seja eleito o MVP das finais. Precisa ser campeão primeiro, mas pelo que mostrou no primeiro jogo, ele é um real candidato.
Após viver sob inúmeras críticas por conta do acordo, que só começa em 2024/25, ele pode responder em quadra. É o bastante.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA