O Jumper Brasil dá prosseguimento à série “NBA Draft 2024″, agora com o combo guard Jared McCain. Destaque da Universidade Duke, ele é projetado como uma escolha top 20 do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 20 anos.
Jared McCain
Idade: 20 anos
País: EUA
Universidade: Duke (freshman – uma temporada no College)
Posições: ala-armador/armador
Altura: 6’3.25″ (1,91m)
Envergadura: 6’3.5″ (1,92m)
Peso: 92 kg
Médias na última temporada: 14,3 pontos, cinco rebotes, 1,9 assistência, 1,1 roubo de bola, 0,1 toco, 1,3 turnover, 46,2% nos arremessos de quadra, 41,4% nas bolas de três (com 5,8 tentativas por jogo), 88,5% nos lances livres (com 2,4 tentativas por jogo), 31,6 minutos por jogo
Atributos físicos e atléticos
- McCain tem força física suficiente para encarar o nível profissional. Em contrapartida, não é muito atlético. Mesmo assim, corre a quadra com fluidez, mas sem ser explosivo. Sua baixa estatura limita sua capacidade defensiva.
Ataque
- Arremessador de elite. Sua mecânica de arremesso é elogiável (compacta, rápida e fluida). É simplesmente letal nas situações de catch-and-shoot (quando recebe a bola e arremessa). Além disso, McCain impressiona pela eficiência no pull-up jumper (arremesso após o drible, puxando a bola de baixo para cima) e possui um toque macio no floater. Ou seja, é um arremessador dinâmico.
- Excelente na movimentação sem a bola, ficando quase sempre em boa condição para o arremesso. Mostra agilidade no preenchimento de linhas de passe e uma ótima compreensão de posicionamento no jogo de meia-quadra. Ou seja, McCain é uma legítima ameaça fora da bola. Essa, aliás, é uma qualidade que deverá se traduzir facilmente no nível profissional. Em suma, possui QI elevado e habilidade para se colocar em boas situações para pontuar.
- Controle de bola refinado. McCain era o ballhandler secundário em Duke, mas mostrou qualidade como passador no pick-and-roll. Comete poucos turnovers, faz leituras simples e possui uma elogiável tomada de decisões.
- Entendimento do jogo. Exibe uma leitura avançada com a bola nas mãos. Sabe controlar o ritmo da partida, entende ângulos. Além disso, tem facilidade para criar separação de seus marcadores. Portanto, é uma ameaça nas situações de isolation.
Defesa
- Sólido defensor no ponto-de-ataque (POA). Gosta de pressionar o adversário que está com a bola nas mãos para forçar turnovers. Não se perde nos screens, persegue o guard adversário até o final da jogada.
- Bom reboteiro para um jogador do seu tamanho. Atento, McCain sabe executar o box out, se posiciona muito bem e tem instintos apurados. Além disso, possui força física para brigar na tábua defensiva.
Leia mais sobre o Draft da NBA!
Pontos fracos
- Não possui explosão no primeiro passo e nem chama a atenção pelo atleticismo. Isso pode limitar sua capacidade como slasher na NBA. No College, ele já não mostrou tanta naturalidade para as infiltrações. Ofensivamente, McCain se sente mais confortável nos arremessos de média e longa distância.
- Baixa estatura para jogar na posição 2. Por isso, McCain deverá ter dificuldades de marcar guards mais altos. Desse modo, não é um defensor versátil. O cenário ideal para ele é atuar ao lado de outro guard que seja alto e tenha qualidades defensivas.
- Apesar de bons momentos de criação para os companheiros, é muito mais um pontuador do que um passador. Assim, dificilmente será um armador principal na NBA.
Conclusão
- Jared McCain é, seguramente, um dos três melhores arremessadores do Draft 2024 da NBA. O combo guard funciona muito bem como criador secundário. Mas, é bom deixar claro que ele também pode ser o ballhandler primário, já que chama a atenção em dois aspectos: controle de bola e tomada de decisões. McCain não precisa da bola nas mãos para impactar o ataque. Sente-se confortável arremessando em movimento ou quando recebe a bola de um companheiro. É, sobretudo, um especialista em matar bolas de três. Ou seja, vai espaçar a quadra. Na defesa, por sua vez, está limitado a defender o adversário mais baixo em quadra. Mesmo assim, não compromete nesse lado da quadra. Além disso, ele possui os chamados intangíveis, algo valioso na NBA. Enfim, McCain é um prospecto com entendimento avançado do jogo e qualidades suficientes para se estabelecer como role player no melhor basquete do mundo.
Comparações: CJ McCollum (New Orleans Pelicans) / Seth Curry (Charlotte Hornets)
Projeção: entre as escolhas 13 e 20
Confira alguns lances de Jared McCain, prospecto do Draft 2024 da NBA
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA