Uma das seleções europeias emergentes sofreu um duro golpe na busca por uma vaga nas Olimpíadas de Paris. A Finlândia não vai contar com o ala-pivô Lauri Markkanen na disputa do Pré-Olímpico de Valencia. A federação anunciou que o jogador do Utah Jazz segue em tratamento de lesão no ombro direito e, assim, não joga pelo time nacional.
“Certamente, esse é um golpe duro para mim. Representar a seleção e jogar pelo meu país, afinal, sempre foi uma honra. Eu conversava com os meus companheiros sobre a conquista da vaga olímpica desde o início da temporada. Chegar às Olimpíadas, então, teria sido muito recompensador”, lamentou o astro, por meio de nota oficial.
Markkanen, a princípio, sentiu o problema no ombro no começo de março. Tratava-se, naquele momento, só de um incômodo. Ele chegou a voltar a atuar no fim do mesmo mês, mas, três jogos depois, agravou a lesão. Virou um pequeno dano ligamentar e, com isso, o jogador ficou fora do resto da temporada do Jazz.
O comunicado já adiantou que o astro está fora do calendário internacional desse ano. Ou seja, ele não vai jogar nem mesmo em caso de classificação da Finlândia para as Olimpíadas. Vale lembrar que, em julho, o atleta de 27 anos se torna elegível a uma extensão de cerca de US$200 milhões por quatro temporadas.
Leia mais sobre Lauri Markkanen
- Ex-técnico do Mavericks compara Lauri Markkanen a Dirk Nowitzki
 - Jazz estabele valor de troca “absurdo” para ceder Lauri Markkanen
 - “Fiquei em choque após troca para o Jazz”, revela Lauri Markkanen
 
Pré-Olímpico
O Pré-Olímpico de Valencia começa em 02 de julho. Na primeira fase, os finlandeses vão enfrentar a Polônia e Bahamas. Enquanto isso, na outra chave, a Espanha recebe Líbano e Angola. Cada grupo classifica duas seleções e, assim, inicia a fase de mata-mata. Só o campeão do torneio consegue uma vaga em Paris.
No caso, o posto seria no grupo A da competição olímpica. A chave conta com o Canadá e a Austrália, por enquanto. O quarteto se fecha com o classificado no Pré-Olímpico de Piraeus, na Grécia – que tem a seleção local e a Eslovênia, por exemplo. A Finlândia não entra em nenhuma dessas disputas como favorita, mas confia em seu potencial.
“A história da nossa seleção mostra que sempre entregamos o nosso melhor basquete enquanto ‘azarões’. Vai ter que assim, então, mais uma vez. Nós vamos sentir muita falta de Lauri, mas não podemos esquecer que esse esporte é coletivo. Assim que um desfalque surge, outro atleta precisa suprir a ausência”, disse o técnico Lassi Tuovi.
Eurobasket
A ausência de Lauri Markkanen no Pré-Olímpico, no entanto, pode aumentar as chances de participar de um evento ainda mais importante para a Finlândia. O país, afinal, vai ser uma das sedes do Eurobasket do ano que vem. O terceiro maior pontuador da Copa do Mundo FIBA do ano passado garantiu que vai estar na competição.
“As datas do Eurobasket já estão marcadas em meu calendário”, cravou o cestinha do Jazz na última temporada.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
    Fonte: Reprodução / Instagram

