A derrota do Dallas Mavericks na abertura das semifinais do Oeste foi marcada por uma atuação ruim de Luka Doncic. O astro acertou seis de 19 arremessos de quadra e, com isso, marcou só 19 pontos contra o Oklahoma City Thunder. Foi uma façanha da defesa adversária, pois o ala-armador vinha de 24 atuações seguidas em playoffs acima de 20 pontos. Mas, para Tim Legler, não foi só a marcação que pesou nesse desempenho.
“As chances de Dallas vencer essa série dependem totalmente de Luka, mas ele parece destruído. Não tem elevação, vigor algum. Por isso, acho que não está tentando tantos arremessos contestados quanto antes. Todas as suas tentativas estão saindo curtas e, como resultado, batem na ponta do aro. Luka simplesmente parece destruído nesse momento”, disparou o comentarista da ESPN.
A impressão do analista tem explicação. Doncic torceu o joelho direito durante o terceiro jogo da série contra o Los Angeles Clippers. Ele vem tratando a lesão para conseguir se manter em quadra, mas, provavelmente, estaria afastado da equipe se fossem partidas de temporada regular. Para Legler, o astro do Mavericks está consciente – e, por isso, frustrado – com a sua condição física atual.
“A postura de Luka quando saiu de quadra é de alguém bem desencorajado por tudo o que está acontecendo. Isso é um péssimo sinal para Dallas, certamente. Afinal, se ele não acertar arremessos de três pontos em alto nível, Dallas não tem chance nenhuma contra Oklahoma City. Sem Luka, esse time não tem a força necessária para derrotá-los”, sentenciou o ex-jogador da liga.
Leia mais sobre Luka Doncic
- Thunder “para” Luka Doncic em abertura da série contra o Mavericks
- Goran Dragic: “Doncic precisa mudar um pouco para ser campeão da NBA”
- “Deve ser difícil ser companheiro de Luka Doncic”, critica Chandler Parsons
Combinação brutal
No entanto, a questão física não é o único problema que Doncic enfrenta nas semifinais do Oeste. O Thunder possui a melhor defesa em eficiência dos playoffs – com folgas. A equipe não sofreu 100 pontos em nenhuma partida da pós-temporada, depois de ter a quarta marcação mais eficiente da campanha regular. E, por fim, o ala-armador vai ser marcado por um dos principais “carrapatos” da NBA atual: Luguentz Dort.
“Luka iniciou a série com uma torção no joelho e não vai se recuperar enquanto estiver jogando. Essa é a realidade. Então, você soma a isso ser marcado por um atleta como Luguentz Dort. É uma combinação brutal para Dallas. E Kyrie Irving, para resumir, vai ter que jogar demais para terem alguma chance”, avaliou o comentarista Alan Hahn, também da ESPN.
O técnico do Mavericks, Jason Kidd, sabe da condição física de Doncic. Por isso, admite que o esloveno vai precisar de todos para “livrar-se” da marcação do Dort. “Sinto que temos que ajudar mais Luka, em particular, criando dinâmicas para tirar Luguentz de cima dele um pouco. Temos que trabalhar nisso”, reconheceu o ex-armador.
Sem desculpas
Luka Doncic, apesar de tudo, não citou nenhum desses fatores após a atuação ruim na derrota do Mavericks. Além dos 19 pontos em 19 arremessos, o jovem craque também cometeu cinco erros de ataque e só acertou uma de oito tentativas de longa distância. Mas recusou a possibilidade de parecer que buscava desculpas. Ele simplesmente assumiu o dia ruim e, sobretudo, que pode ser melhor.
“Não importa os motivos para a minha atuação porque o fato é que perdemos. Tudo o que posso fazer é olhar para frente e pensar na próxima partida. Eu admito que tenho que jogar melhor. Mais do que isso, precisamos melhorar enquanto time. É necessário mais foco, pois existe um grande adversário do outro lado”, resumiu o astro, após o revés por 117 a 95.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA