Luka Doncic seria o MVP se o Mavericks jogasse no Leste

Astro é o cestinha e segundo melhor em assistências na NBA

Luka Doncic MVP Mavericks Fonte: Reprodução / Twitter Dallas Mavericks

Observe bem a classificação das Conferências Oeste e Leste da NBA. Agora, imagine se o Dallas Mavericks jogasse no lado do Atlântico. Claro, geograficamente, seria impossível. Mas caso o Mavericks estivesse ali, não tenho a menor dúvida de que Luka Doncic seria o MVP.

Primeiro, é necessário olhar mesmo o desempenho do esloveno. É um espetáculo. Ele possui números para vencer o prêmio e, não por menos, aparece em segundo na última atualização do site oficial da liga. De acordo com a edição do dia 5 de abril, apenas Nikola Jokic aparece antes de Luka Doncic na Corrida para o MVP, especialmente pela campanha do Mavericks nas últimas semanas.

Publicidade

Sim, o Mavs está muito próximo de garantir vaga nos playoffs e deve dar um grande passo nesta tera-feira, quando enfrenta o Charlotte Hornets. Apesar de ter uma provável vitória na rodada, o New Orleans Pelicans encara o Portland Trail Blazers. Ou seja, as próximas duas ou três rodadas devem definir isso.

É um grande salto para a equipe texana, que sequer foi ao play-in da última temporada. Por escolha própria, o time sacou todo o time titular dos últimos jogos, garantindo que ficaria com a pick do Draft de 2024.

No momento, com 48 vitórias e 30 derrotas, o Mavericks possui campanha melhor que o segundo do Leste, o Milwaukee Bucks. Em termos de narrativas, pois elas sempre aparecem em casos de MVP, Luka Doncic teria duas a seu favor. Primeiro, por ter saído de uma temporada que não foi nem ao play-in para o topo de uma Conferência. Depois, por ser o cestinha de 2023/24.

Publicidade

Com 33.9 pontos por jogo, Luka Doncic ainda faz 9.8 assistências (segundo da NBA, atrás apenas de Tyrese Haliburton) e é o 16° em rebotes (9.2), sendo o primeiro entre os jogadores de perímetro.

Leia mais

Além de tudo isso, Luka Doncic acertou 38.2% dos arremessos de três na atual temporada, a melhor marca da carreira.

Publicidade

Então, vamos ser bem justos aqui. Claro que Nikola Jokic merece o prêmio e está cada vez mais óbvio que ele vai vencer. Até Shai Gilgeous-Alexander merece, pois o que o Oklahoma City Thunder fez na temporada é um absurdo. Mas se olharmos os números de Luka Doncic, somados ao que ele fez para o Mavericks entrar diretamente nos playoffs do Oeste, uma Conferência muito mais dura, o MVP poderia muito bem ir para ele.

A segunda metade da temporada faz a gente pensar na possibilidade. Ficou tarde, pois o Mavs demorou a engrenar. Há cerca de um mês, o time era o oitavo com 34 vitórias e 28 derrotas. Desde então, a equipe venceu 14 dos 16 jogos.

Para entender a arrancada do Mavericks no período, é bom ressaltar que ele não atuou em duas das 16 partidas. É média de triplo-duplo com 30.9 pontos, 10.1 assistências, 10.0 rebotes e 39.6% do perímetro.

Publicidade

Sim, tem a ver com o fato de Kyrie Irving e ele jogarem muitas partidas na retomada. Mas também tem com o fato de a direção ter feito trocas pontuais, conseguindo dois titulares no processo (Daniel Gafford e PJ Washington). O time ficou melhor, mais forte e o fator Irving pesou.

Até o dia 5 de março, Irving atuou em 40 de possíveis 62 jogos. Desde então, ele apareceu nos últimos 16. Justamente o período em que Dallas cresceu na temporada. Ou seja, com os dois disponíveis por boa parte do tempo, as trocas na trade deadline, o Mavericks virou time que briga pela parte de cima. E no Oeste!

Publicidade

É o bastante para Luka Doncic ser o primeiro vencedor do MVP do Mavericks desde Dirk Nowitzki?

Não, pois aí estaríamos ignorando o fato de que outros jogadores tiveram performances incríveis na temporada. E mais do que isso, seus times nunca saíram do topo em suas Conferências. Seja qualquer um dos outros no top 5 para o MVP, todos eles estiveram entre os três primeiros.

Além de Nikola Jokic (Denver Nuggets), Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e Jayson Tatum (Boston Celtics) sempre conseguiram manter suas equipes ali. Portanto, pesa contra Luka Doncic o fato de o Mavs só chegar para a briga agora.

Publicidade

Enquanto os outros candidatos ao prêmio tiveram campanhas lineares, Dallas só subiu recentemente. Então, apenas se o Mavs estivesse no Leste, o que é impossível geograficamente e sabemos disso, Luka Doncic poderia superar Nikola Jokic.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários