O Golden State Warriors vive uma temporada complicada, mas aproxima-se do play-in em um bom momento. A equipe superou o Dallas Mavericks nessa quinta-feira e, assim, chegou à quinta vitória seguida. Os comandados de Steve Kerr, agora, já estão mais próximos da nona posição de novo do que sair da zona de repescagem. E, para o astro Draymond Green, a defesa tem sido a chave da boa fase do Warriors.
“Sabemos que o nosso sucesso começa e termina na defesa. Precisamos fazer os outros times sentirem-se incomodados e, mais do que isso, obrigados a aceitar o que cedemos para o ataque. Esse é o nosso trunfo recente, pois acho que a nossa marcação tem sido sólida nos últimos seis ou sete jogos. Mas temos que seguir assim para termos chances no play-in e playoffs”, avaliou o veterano, após a vitória por 104 a 100.
A apresentação contra o Mavericks, de fato, foi uma prova de força do Warriors. O time texano estava em uma sequência de sete vitórias e, além disso, não anotava menos de 101 pontos desde janeiro. A equipe californiana possui a segunda defesa mais eficiente da liga no recorte dos últimos cinco jogos, só atrás do Miami Heat. Permitiu, como resultado, apenas 102,9 pontos por 100 posses.
“A questão conosco é sempre a defesa. Nós podemos jogar em alta velocidade e utilizar diferentes quintetos todas as noites, mas a marcação é o ponto que não pode oscilar. Nunca temos certeza sobre a rotação que vamos usar, então, às vezes, descobrimos caminhos aos poucos. No entanto, o mais importante é que a defesa seja um ponto constante. Sempre deve estar lá”, garantiu o experiente Chris Paul.
Leia mais sobre Draymond Green
- Warriors pediu a Draymond Green para ser mentor de Kuminga
- “Eu mereci ser expulso contra o Magic”, admite Draymond Green
- Draymond Green critica jogador do Rockets após provocação
Gênio da defesa
Draymond Green, em síntese, é o pilar da defesa do Warriors que ganhou quatro títulos nos últimos nove anos. A sua versatilidade e intensidade foram pontos fundamentais nas grandes conquistas do time. E, mais uma vez, na vitória contra o Mavericks. Ele realizou uma jogada crucial nos segundos decisivos, depois de um toco em cima do pivô Daniel Gafford.
“Draymond é um jogador cerebral no lado defensivo da quadra, assim como eu. E sinto que atuo com a mesma paixão dele. Por isso, jogar com alguém que vê as coisas como eu é algo que agradeço todas as noites. É alguém que ouço quando fala, pois aprecio a sua entrega. É essa paixão que faz com que ele realize jogadas decisivas e seja um líder”, reverenciou o armador de 38 anos.
E a questão da paixão, aliás, é tão importante quanto a própria técnica defensiva. Green decide jogos na marcação, mas também entusiasma os seus companheiros a se doarem mais em quadra. “Draymond é simplesmente um atleta especial porque trata-se de um gênio defensivo. Está em todos os cantos da quadra. Sempre podemos contar com ele”, elogiou o ala Andrew Wiggins.
Fator Luka
Uma grande atuação defensiva contra o Mavericks passa por limitar a produção de Luka Doncic. No entanto, a julgar pelos números, não foi bem assim. Ele marcou 30 pontos, pegou 12 rebotes e distribuiu 11 assistências, enquanto converteu 11 de 22 arremessos de quadra. É verdade que as estatísticas são frias, mas, às vezes, também enganam. Steve Kerr acredita que Wiggins fez um ótimo trabalho sobre o esloveno.
“Hoje, certamente, foi a nossa defesa que garantiu a vitória. Afinal, limitar essa equipe a 100 pontos é bem difícil. Acho que, além de Draymond, Andrew foi brilhante por causa do seu trabalho em cima de Luka. Luka foi espetacular como sempre, mas o esforço de Andrew realmente ditou o ritmo da nossa atuação”, reconheceu o técnico do Warriors.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA