A temporada do Houston Rockets parecia condenada após a lesão de Alperen Sengun, mas Jalen Green veio ao resgate. O ala-armador vive o melhor momento da carreira na NBA, enquanto lidera a sequência de dez vitórias dos texanos. A equipe já pressiona o Golden State Warriors por uma vaga no play-in. Mas, com isso, uma questão começa a aparecer: será que os dois jovens talentos são realmente compatíveis?
“Para começar, eu não acho que o crescimento de Jalen tenha uma relação direta com a ausência de Alperen. Nós já estávamos jogando de forma diferente, com um ritmo mais rápido, desde o Jogo das Estrelas. Antes da lesão de ‘Alpi’, a gente já vinha de quatro vitórias em cinco jogos. E a velocidade do nosso ataque só aumentava a cada jogo, até chegar ao patamar atual”, teorizou o técnico Ime Udoka.
O Rockets conquistou oito vitórias desde o afastamento de Sengun e, certamente, Green é o motor dessa reação na temporada. O jovem talento, que fazia uma campanha muito decepcionante, “explodiu” nesse intervalo. Ele anota médias de 31,5 pontos, 7,5 rebotes e 4,0 assistências nesses oito jogos. Além disso, converteu mais de 48% dos tiros de três pontos que tentou.
“Dá para dizer que Jalen tem mais a posse da bola com a ausência de Alperen no poste baixo. No entanto, a forma e ritmo como estamos atuando é a mesma. Nós queríamos aumentar a velocidade de nosso ataque e o volume de arremessos de longa distância. Mas nada disso tem qualquer relação com a participação de ‘Alpi’. Por isso, eu acredito que ambos se complementam bem”, garantiu o treinador de Houston.
Leia mais sobre o Houston Rockets
- Nets recusou oferta de troca do Rockets por Jalen Green
- Draymond Green acirra disputa por play-in: “Não me importo com o Rockets”
- Motivado, Jalen Green iguala recorde pessoal em vitória do Rockets
Reviravolta
O momento de Green é uma surpresa, em particular, por causa da temporada que fazia até aquele momento. O ala-armador foi uma das grandes decepções da metade inicial da campanha. Ou seja, o seu desempenho recente é uma grande reviravolta. Udoka vê essa evolução relacionada à própria eficiência e clareza do pontuador. Em síntese, ele está simplesmente enxergando e processando o jogo melhor.
“Jalen estava com dificuldades no início da temporada, mas os arremessos que tentava eram os mesmos. Sempre foram oportunidades de qualidade. O que mudou é que ele, para resumir, passou a fazer melhores leituras em quadra. Por isso, eu digo que tudo estaria acontecendo da mesma forma se Alperen estivesse à disposição”, avaliou o ex-jogador e agora técnico.
Por isso, Udoka aposta que Sengun só tem a maximizar as incríveis atuações de Green quando retornar. “Alperen atrai muita atenção da defesa. Consegue operar no garrafão e, assim, abre os passes para a linha de três pontos. No fim das contas, na verdade, isso é ótimo para o jogo de Jalen”, finalizou.
Negociação
Mas, por mais que sejam “compatíveis”, há espaço para Alperen Sengun e Jalen Green no Rockets? Ou a própria franquia tem interesse na permanência de ambos? Segundo Tim MacMahon, da ESPN, isso é uma questão bem mais aberta do que se esperava. O repórter acredita que, assim que um grande nome ficar à disposição, ambos podem tornar-se ativos para negociação.
“Eu não sei se Alperen e Jalen vão ficar em Houston a longo prazo. A minha impressão, a princípio, é que um dos dois vai ser negociado em algum momento por um grande nome no mercado. Se houver um astro disponível, então, acredito que essa equipe não vai ter medo de tentar uma grande mudança”, apontou o jornalista.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA