O que aconteceu com o arremesso de Tyrese Haliburton na NBA?

Astro acertou apenas 16.7% do perímetro nos últimos cinco jogos

Tyrese Haliburton arremesso NBA Fonte: Fernando Medina / AFP

O astro Tyrese Haliburton tem um arremesso peculiar, mas que sempre foi efetivo em sua carreira na NBA. Titular do All-Star Game na última edição, o armador parece ter perdido a mira. E vem acontecendo constantemente desde uma lesão que teve na coxa. Apesar de não ser plasticamente bonito, ele sempre caiu e tinha mais de 40% de aproveitamento na atual temporada quando sofreu a contusão.

Haliburton ficou de fora de dez em possíveis 11 jogos por conta do problema e voltou às quadras contra o Boston Celtics no fim de janeiro. E na noite de segunda-feira, diante do Cleveland Cavaliers, o Indiana Pacers perdeu em casa com apenas uma cesta de três em nove tentativas. Ou seja, contando desde o momento em que o armador sofreu lesão (23 jogos), seu aproveitamento é de apenas 28.2%. Até a contusão, era de 40.3%.

Publicidade

Então, o que aconteceu com o arremesso de Tyrese Haliburton, se nesse meio tempo ele teve sequência quatro jogos na NBA com 44.4% de aproveitamento? Entre os dias 10 e 22 de fevereiro, o atleta acertou 16 em 36 tentativas contra New York Knicks, Charlotte Hornets, Toronto Raptors e Detroit Pistons. Então, pode até ter a ver com a defesa de três das quatro equipes que encarou.

Mas nos últimos cinco jogos, sua situação é ainda pior: seis acertos em 36 tentativas (16.7%).

Preocupante, especialmente pelo atual momento da temporada. O Pacers, com os resultados da rodada de segunda-feira, caiu para a zona de play-in. Portanto, restando 15 jogos para o fim da fase regular, todo cuidado é pouco para o time de Indiana.

Publicidade

Leia mais

É necessário dizer que arremessadores passam por fases ruins e nada cai, mas seu momento parece durar mais do que o normal. Afinal, desde o início de sua carreira (2020/21), ele sempre terminou com mais de 40% de aproveitamento. Portanto, é aquele tipo de jogador que chamamos de especialista no quesito. Contabilizando o jogo contra o Cavs, Tyrese Haliburton possui “apenas” 35.9% em 2023/24.

“Apenas”, pois não é o seu normal. De novo, é possível que seja a lesão. E para quem não lembra, ele voltou se arrastando de lesão para cumprir os 65 jogos (mínimo exigido para prêmios individuais). Tinha limitação de minutos, inclusive.

Publicidade

Como resultado, desde que retornou às quadras, ele possui 15.8 pontos e 9.4 assistências. Apenas como comparação, nos 33 primeiros jogos, Haliburton fazia 23.6 pontos, 12.5 passes decisivos, além dos 40.3% do perímetro.

Mas quando nada funciona, o que fazer?

Bem, agora existem dois problemas.

Primeiro, com o curto espaço de tempo (a temporada regular acaba em menos de um mês), é necessário entender que não existe descanso até lá. Serão 15 partidas em 26 dias. Depois, tem a questão de seu arremesso, que apenas não cai.

Publicidade

Por fim, os próximos cinco compromissos do Pacers são fora de casa. Até pega o Pistons, que pode ajudar a levantar seu moral, mas os seguintes são contra Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers e Chicago Bulls.

Ou seja, quatro jogos realmente difíceis.

Lesão o atrapalha?

Desde que sofreu a lesão, Tyrese Haliburton não só vem apresentando queda em seus arremessos na NBA, mas vem fazendo quase um novo ritual. Ele quase sempre vai aos vestiários um pouco antes do intervalo, embora o Pacers jamais tenha dito a razão. Mas quando retorna à quadra, Haliburton continua aquecendo.

Publicidade

É apenas teoria, mas é possível que a lesão na coxa esteja longe de ter sido curada. Seus movimentos até são próximos do natural, mas existe algo um pouco diferente. Seu ritmo diminuiu durante os jogos. Está cadenciando mais.

A torcida é para que ele esteja saudável e consiga atuar da melhor forma possível, mas parece muito que sua contusão é o grande problema.

Vamos aguardar a sequência de jogos fora de casa e ver o quanto o Pacers e ele ainda podem render. Mas é lamentável que esteja acontecendo com ele algo similar ao que houve com Joel Embiid. Não a lesão em si, pois são coisas diferentes. Mas a obrigatoriedade está fazendo ele perder o seu melhor.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários