Com a reta final de temporada regular da NBA se aproximando, a discussão sobre os prêmios individuais começam a ganhar força. Neste contexto, então, Draymond Green falou sobre o título de Defensor do Ano, mas descartou Victor Wembanyama da disputa. A primeira escolha do Draft de 2023 tem tido boas atuações defensivas e ofensivas. Mas o ídolo do Golden State Warriors não concorda com sua candidatura ao prêmio.
Em seu podcast, o ala-pivô elogiou o francês, mas diz que ainda é cedo para que ele pense em um prêmio individual como esse. O principal argumento do polêmico jogador é que, apesar do sucesso individual, Wembanyama não elevou o San Antonio Spurs a uma melhora coletiva nesse aspecto.
“Eu amo o jogo dele. É absurdo o quão bom ele já é em todos os quesitos do jogo. E isso inclui, é claro, a questão defensiva. Já dá pra sentir a quantidade de coisas que ele faz de bom em um jogo. Ele é o 12° em roubos de bola em toda a temporada 2023/24. O líder em tocos. Vocês sabem o quão difícil isso é para um novato. Diferente, com certeza. Mas ainda não acho que ele deva vencer o prêmio de Defensor do Ano nessa campanha”, afirmou Green.
“E digo isso porque sinto que, mesmo quando ele estiver em um time melhor e sua equipe evoluir, esses números não vão decair. Sinto que essa é a produção natural dele, não é uma coisa forçada. Então, acho que ele será um candidato durante muitos anos mesmo. Mas não em 2023/24, esse ano deve ir para outra pessoa”, explicou.
Mesmo com algumas brigas e entreveros na história entre eles, Draymond Green sinalizou que Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, deve levar o prêmio e descartou Victor Wembanyama.
Leia mais sobre o Spurs!
- Victor Wembanyama pede jogadores veteranos no Spurs
- Em confronto entre Wembanyama e Holmgren, Spurs bate Thunder
- Boletim de rumores e trocas da NBA (06/03/2024)
“A temporada de Rudy Gobert é muito boa. Ele elevou sua equipe a um nível muito alto. Então, é uma coisa individual, mas também coletiva. Ele é muito importante para o que Minnesota está fazendo. Mas, ainda que o adversário fosse outro, eu não acho que Wembanyama esteja de fato nessa discussão. Estamos falando dele em um time que tem apenas a 24ª eficiência defensiva da NBA”, concluiu.
Uma vitória de Gobert seria histórica na liga. Afinal, ele igualaria Ben Wallace e Dikembe Mutombo, como maior vencedor da história do prêmio. O veterano venceu com o Utah Jazz em 2018, 2019 e 2021. Wallace venceu com o Detroit Pistons em 2002, 2003, 2005 e 2006. Por fim, Dikembe Mutombo venceu com o Denver Nuggets em 1995, Atlanta Hawks em 1997 e 1998, e o Philadelphia 76ers em 2001.
O novato, por outro lado, tem a expectativa de ser um um dos principais jogadores de defesa da liga nos próximos anos. São 3.4 tocos por jogo em 2023/24. Ele tem a oportunidade de ser o segundo calouro de todos os tempos a liderar a liga no quesito. O único que o fez até hoje foi o atleta mais alto da história da NBA, Manute Bol, que teve média de cinco bloqueios por partida em 1985/86.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA