O técnico do Boston Celtics, Joe Mazzulla, revelou que é um grande fã do treinador de futebol Pep Guardiola e que ele é uma inspiração para o time na NBA. Em entrevista ao jornalista Jared Weiss, do portal The Athletic, o treinador da melhor campanha da liga em 2023/24 elogiou o espanhol, que segue fazendo sucesso com o Manchester City. Os treinadores se encontraram e tiraram uma foto juntos há pouco tempo.
A matéria de Weiss revela que Mazzulla é um grande fã de futebol desde que era um universitário em Rhode Island. O treinador afirma que entende e percebe muitas similaridades entre os esportes. Guardiola, para muitos o melhor técnico do mundo e um dos melhores de todos os tempos no futebol, então, é uma inspiração para ele.
“O que posso dizer? Não existe um técnico como Guardiola. Podemos falar de todos os esportes, e nós temos grandes nomes aqui nos EUA nas quatro grandes ligas. Mas ninguém é melhor do que ele. Portanto, seu trabalho desde o Barcelona tem uma influência muito marcante em mim. Eu penso nos contra-ataques e na transição como um todo. Estudo muito o que Pep faz em relação a isso, porque é a maior similaridade dos nossos mundos”, afirmou.
Leia mais sobre o Celtics!
- Joe Mazzula: “Não me importo com outros técnicos da NBA”
- Paul Pierce: “Heat é o único time que assusta o Celtics”
- Para Al Horford, Celtics pode atingir “outro nível” antes dos playoffs
“Então, eu percebo coisas na filosofia dele e do futebol em si que são muito práticas para meu trabalho em Boston. E como eu disse, a transição é tudo para isso. É meio que o mesmo esporte nesse sentido. Você trabalha para criar vantagem e explorar isso. Como você cria uma situação de dois contra um, por exemplo? Como você reconhece as fraquezas da defesa e se aproveita dos melhores ângulos de jogada? Ele ajuda seus jogadores nisso, e é o que tento fazer com os meus”, explicou.
Desde que se tornou técnico principal na NBA, Joe Mazzulla e o Celtics tem grande destaque. Ele caminha a passos largos para ter a melhor campanha em 2023/24. Isso porque, atualmente, tem 45 vitórias em 57 jogos. Na última campanha, seu primeiro ano à frente da equipe, ele venceu 57 vezes, ficando atrás apenas do Milwaukee Bucks. Mas, apesar do domínio, não conseguiu sucesso nos playoffs, o que gerou muitas críticas ao seu trabalho.
Críticas
Uma das principais falhas do técnico, para alguns, é o problema com pedidos de tempo. Mazzulla tem uma clara filosofia de não ser tão adepto a isso em momentos de crise e tentar instigar uma recuperação em quadra. E, de acordo com ele, isso também vem do futebol.
“Como eu disse, o jogo é muito rápido. Estamos falando de transição, e todo mundo acha que isso é uma coisa única. Mas tudo, na verdade, é um dominó. Geralmente, o que leva a uma defesa de transição ruim é o tipo de espaçamento, seleção de arremesso e tomada de decisão que você tomou no ataque. Aqui entra o futebol: é tudo rápido demais. Você está no ataque e, em dois segundos depois, levou uma bola nas costas e precisa voltar correndo”, explicou.
“Daí então, vem a minha filosofia, você precisa ter um time inteligente e com consciência do que está acontecendo na quadra. O plano é capacitar os atletas. Entenda como o jogo está indo e perceba as pequenas coisas em meio a tanta velocidade. Você se corrige em quadra, e tem um grande ganho quando as coisas desaceleram. É sobre criar sua própria resposta ou, ao menos, interromper o rival. E acho que temos tido algum sucesso nisso”, pontuou Mazzulla.
“E por que eu acho que Pep Guardiola e outros treinadores de futebol têm vantagem sobre nós? Eles não têm a opção de fazer com que seus times percebam isso ao longo do jogo. É uma obrigação. Ele não tem um tempo para pedir quando seu time está em um momento ruim. Então, isso torna o esporte fantástico. Para mim, foi ótimo estar perto dele e entender alguns de seus pensamentos. Ele é, acima de tudo, a grandeza do esporte”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA