A disputa pelo prêmio de MVP está equilibrada em 2023/24, mas para Draymond Green, Jayson Tatum ainda não tem chance. A corrida, que teve um favoritismo de Joel Embiid do Philadelphia 76ers, se abriu novamente após sua lesão. No entanto, durante participação na transmissão do All-Star Game, o polêmico jogador do Golden State Warriors disse que astro do Boston Celtics ainda não é um candidato ao prêmio.
“Cara, eu acho até um pouco injusto dizer isso porque ele tem jogado como um MVP há muitos anos. Desde que entrou na NBA, basicamente. Porém, acho que Tatum só vencerá o prêmio quando for campeão. E repito, não estou dizendo que essa é a minha opinião. Mas é o que vejo no cenário geral”, ponderou Green.
“O mundo dos esportes está longe de ser perfeito para esse tipo de coisa. A análise é muito moldada sobre narrativas, e é aí que vejo ele perdendo um pouco de força em uma disputa como essa. Boston teve grandes times e elencos desde que ele chegou na liga. No entanto, ele perdeu quando chegou às finais. Perdeu em várias finais de conferência. É como um relógio. Eu acho que isso certamente está sendo avaliado quando os analistas pensam nele”, concluiu.
Tatum tem se posicionado como um jogador que “corre por fora” pela maior premiação individual da temporada regular da NBA. Além dele, nomes como Nikola Jokic, do Denver Nuggets, Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, e Luka Doncic, do Dallas Mavericks, estão fortes na corrida pelo MVP.
Leia mais sobre Celtics e Warriors!
- Celtics faz troca por Xavier Tillman
- “Sou o melhor jogador da NBA”, crava Jayson Tatum
- Stephen Curry rasga elogios a Gui Santos no Warriors
A única ida de Jayson Tatum às finais da NBA foi justamente contra o Warriors de Draymond Green, em 2021/22. Na ocasião, Boston eliminou o Brooklyn Nets de Kevin Durant e Kyrie Irving, o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo, que era o atual campeão, e, por fim, o Miami Heat de Jimmy Butler.
Entretanto, a derrota nas finais se deu em seis jogos para Golden State, em série onde o craque saiu criticado por atuações abaixo da média.
Desde que entrou na NBA durante a temporada 2017/18, o astro liderou Boston a pelo menos chegar às finais de conferência em quatro de seis anos. Porém, só passou de fase na temporada citada. Tatum foi derrotado duas vezes pelo Miami Heat (2019/20 e 2022/23), além de cair para o Cleveland Cavaliers de LeBron James em 2017/18.
Aprendizado
Em entrevista recente dada para Malika Andrews, da ESPN, Tatum admitiu que a derrota nas finais foi dolorosa na época, mas que também serviu de lição.
“Eu realmente acredito que as coisas acontecem por um motivo. Eu precisava passar por tudo aquilo. Era algo que eu não tinha descoberto ainda, mas eu cresci como jogador. Aprendi muito desde então. Então, é até estranho falar, mas sou grato por aquela experiência, por mais difícil que tenha sido. Aliás, foi muito dolorosa. Mas, acho que me tornei uma pessoa e um jogador melhor após aquela derrota”, afirmou.
Em 52 jogos na campanha de 2023/24, ele soma médias de 27.1 pontos, 8.6 rebotes, 4.8 assistências e um roubo de bola em 35.8 minutos por partida. Além disso, tem 47.5% no aproveitamento de arremessos gerais e 36.3% das bolas de três.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA