Mitch Kupchak não é mais presidente do Charlotte Hornets, de acordo com o anúncio da própria franquia. Desse modo, a equipe inicia, imediatamente, a busca por um novo chefe de operações de basquete. Segundo o Hornets, Kupchak fará a transição para a função de consultor assim que o novo contratado ingressar na franquia.
Contratado em 2018, o dirigente também acumulava o cargo de gerente-geral da franquia. Ou seja, ele era o número 1 do front office do Hornets. Assim, era responsável por todas as decisões relacionadas às operações de basquete.
“O sucesso de Mitch como executivo da NBA fala por si. Assim, agradecemos a Mitch por todo o seu trabalho durante seus seis anos liderando nossas operações de basquete. Seu profissionalismo, integridade e comprometimento têm sido um grande benefício para a nossa franquia. Estamos entusiasmados por ele permanecer na franquia como consultor. Afinal, sua experiência e conhecimento da NBA serão um recurso valioso para a nossa equipe.”
“Concordamos que, agora, era o momento certo para começar a busca. Queremos colocar a franquia na melhor posição para a próxima offseason. Estamos entusiasmados em iniciar o processo de contratação de nosso novo chefe de operações de basquete. Vamos continuar a moldar esta franquia e a trabalhar para construir uma equipe de sucesso. Por fim, vamos nos concentrar em tomar a melhor decisão para o futuro de longo prazo da franquia,” afirmaram Rick Schnall e Gabe Plotkin, donos do Hornets.
Mitch Kupchak, por sua vez, revelou que a mudança de função no Hornets – de presidente para consultor – já estava planejada. Acima de tudo, o dirigente agradeceu ao ex-proprietário da franquia, Michael Jordan, responsável pela sua contratação, em 2018. Além disso, ele afirmou o time tem um futuro brilhante.
Leia mais sobre o Hornets!
- Técnico do Hornets desabafa após mais uma derrota na NBA
- “Derrotas estão no DNA do Charlotte Hornets”, detona Terry Rozier
- GM do Hornets garante mais trocas até a trade deadline da NBA
“Depois de assinar minha extensão há dois anos, o plano sempre foi passar para uma função de consultor após esta temporada. Afinal, o meu contrato termina em junho. Agora, portanto, parece o momento apropriado para buscar o próximo líder das nossas operações de basquete. Quero agradecer a Michael Jordan por me contratar e me trazer para Charlotte. Além disso, gostaria de agradecer a Rick e Gabe pelo apoio desde que se tornaram donos. Gosto muito do núcleo principal da nossa equipe. O Hornets está em boas mãos com Rick e Gabe. Enfim, estou ansioso para ajudar no que puder. Acredito, portanto, que o nosso futuro é brilhante,” disse Kupchak.
Com mais 30 anos de experiência como executivo na NBA, Mitch Kupchak deixa o cargo de presidente de Hornets após uma coleção de fracassos. Afinal, nas seis temporadas em que foi o responsável pelo front office, o time não chegou aos playoffs uma vez sequer. A equipe de Charlotte, aliás, não disputa a pós-temporada desde 2016. Para piorar, a última vez que a equipe alcançou a semifinal de conferência foi em 2002. Ou seja, há mais de duas décadas.
Mas, é bom destacar que Kupchak possui dez títulos da NBA. O primeiro como atleta, pelo Washington Wizards, (na época, Bullets), em 1978. Posteriormente foram mais nove conquistas pelo Los Angeles Lakers, sendo duas como jogador, no período do Showtime, e outras sete como dirigente. Kupchak, aliás, trabalhou na franquia angelina entre 1981 e 2017. Desse modo, o profissional de quase 70 anos é bastante respeitado na NBA.
Reformulação
A saída de Mitch Kupchak do cargo de presidente é mais um passo na reformulação do Hornets após a chegada dos novos donos. Jordan vendeu suas ações majoritárias da franquia para Schnall e Plotkin em junho do ano passado. Assim, a expectativa é que, ao final desta temporada, haja também uma mudança no comando da equipe. Desse modo, o técnico Steve Clifford deixaria o time após duas campanhas pífias. Esse é o processo natural, já que o novo chefe de operações de basquete vai querer alguém de sua confiança para ser o treinador.
De acordo com o insider Adrian Wojnarowski, da ESPN, alguns nomes já são ventilados para suceder Mitch Kupchak como presidente do Hornets. Segundo o jornalista, o GM do New Orleans Pelicans, Trajan Langdon, e o GM do Philadelphia 76ers, Elton Brand, estão na mira da franquia de Charlotte.
A princípio, a ideia da franquia é montar um elenco competitivo ao redor de LaMelo Ball, Brandon Miller e Mark Williams. Dono da quarta pior campanha da temporada, o Hornets deverá ter uma escolha no topo do Draft deste ano
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA