“Victor Wembanyama é um jogador notável para seus 20 anos”, exalta técnico do Spurs

Para Gregg Popovich, calouro combina inteligência e instintos raros para alguém de sua idade

victor wembanyama jogador spurs Fonte: Gregory Shamus / AFP

O treinador do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, nunca treinou um jogador como Victor Wembanyama. Mas isso nada tem a ver com as suas cinco décadas de carreira à beira das quadras. Afinal, é possível que o basquete nunca tenha visto uma combinação de estatura e habilidade técnica como o prospecto francês. Ainda assim, o veterano não acredita que todas as maiores virtudes do novato estejam aparentes para todos.

“Victor é receptivo às mais diferentes abordagens de treinamento, antes de tudo. Além disso, possui uma inteligência dentro de quadra bem alta. Ele entende o jogo de forma intuitiva. Você explica-lhe alguma coisa e, de cara, ele já entende e assimila. Ele é um garoto notável de 20 anos. É um jogador notável, certamente, para a sua idade”, reconheceu o integrante do Hall da Fama.

Publicidade

Uma prova do imenso potencial de Wembanyama, aliás, pode ser visto na sua curva de crescimento nessa temporada. Os novatos vivem altos e baixos por natureza durante a campanha de estreia na NBA. Mas, nas últimas partidas, o jovem francês “decolou” sob restrição de minutos. Ele anotou mínimo de 20 pontos em nove dos últimos dez jogos, mesmo atuando menos de 28 minutos em todos.

“Para mim, a agressividade é o ponto em que Victor mais evoluiu até agora. Ele já está correndo com mais convicção na direção da cesta, enquanto deixou de ficar tão focado nos arremessos de três pontos. Aprendeu a correr e ser mais ativo de um lado a outro da quadra. Como resultado, ele ajudou a ditar o ritmo do time inteiro”, afirmou o pentacampeão da NBA.

Publicidade

Leia mais sobre Victor Wembanyama

Aprendizado

Essa ascensão de Wembanyama na temporada evidencia a sua vontade de aprender. É comum que grandes prospectos, a princípio, nem sempre estejam dispostos a ouvir os conselhos e receberem críticas. A adaptação a uma função menor e menos “proteção”, por exemplo, afeta os jovens atletas que estão acostumados a serem tratados como astros. O francês, no entanto, agradece ao Spurs por não ser “paparicado”.

“Eu recebi muitos conselhos da comissão técnica desde que cheguei aqui. Fizeram um ótimo trabalho, em primeiro lugar, chamando a atenção para os erros que eu cometia durante os jogos. Sempre mostravam os vídeos para que entendesse. Com isso, sinto que já melhorei muito. Adaptei o meu jogo cada vez mais e dá para notar isso em quadra”, avaliou o primeiro escolhido do último draft.

Publicidade

O desejo de evolução de Wembanyama, em síntese, é um sinal de sua personalidade. Ele não gosta de errar e, acima de tudo, quer ser cobrado por isso. “Eu gosto de ser treinado. Mais do que isso, gosto de ser ameaçado. Enviem-me para a G League, por exemplo, se não jogar da forma certa. Eu quero sempre ter a consciência de que há consequências para os meus erros”, resumiu.

Evolução coletiva

Victor Wembanyama, obviamente, é o jogador que atrai todas as atenções no Spurs. É o talento em que todos na NBA, para resumir, estão de olho. Mas muita coisa melhorou pelos lados de San Antonio. Os texanos sofreram 18 derrotas seguidas – pior série da história da franquia – antes da virada do ano, por exemplo. Então, queira ou não, as duas vitórias nos últimos cinco jogos são uma evolução da equipe.

Publicidade

“Victor melhorou, mas, sobretudo, o time teve uma melhoria significante como um todo. Sempre que você tem um jogador tão único e talentoso, você precisa que outros atletas aprendam a jogar do seu lado. É uma adaptação, afinal, para eles também. Dá para ver essa conectividade entre todos, então, se desenvolvendo cada vez mais”, avaliou o ex-técnico do Utah Jazz.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários