Rudy Gobert quer ser o melhor defensor da NBA: “Acordo todos os dias para isso”

Pivô francês é um dos maiores vendedores do prêmio nos últimos anos

Rudy Gobert defensor NBA Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

Rudy Gobert é um dos nomes comuns na discussão sobre o melhor defensor de toda a NBA. E ele está ciente disso. Liderando a defesa do Minnesota Timberwolves, que no momento possui a melhor eficiência defensiva da liga, o francês deseja vencer o prêmio de Defensor do Ano mais uma vez.

Aliás, ele é um dos maiores vencedores do prêmio em todos os tempos, com três troféus nos últimos seis anos, incluindo as temporadas 2017/18, 2018/19 e 2020/21. Apenas Dikembe Mutombo e Ben Wallace possuem mais troféus do prêmio defensivo em suas carreiras, com quatro cada. Dwight Howard também venceu três. Portanto, Gobert pode se igualar no primeiro lugar dessa lista, caso vença em 2023/24.

Publicidade

Em entrevista a Sheldon Wohlman, do site Clutch Points, o pivô de 31 anos não esconde que deseja alcançar o recorde. Além disso, ele explica sua mentalidade, superando um começo difícil em Minnesota. Vale destacar que ele também não venceu o prêmio nos últimos dois anos.

“Ah, não posso negar que é um desejo meu. Seria uma grande bênção. O meu objetivo nessa liga é esse. Eu quero ser o melhor. Acordo todos os dias pensando nisso. Ninguém pode defender tão bem como eu na NBA. É essa a mentalidade necessária para fazer o trabalho”, ressaltou.

Publicidade

“Mas no fim, é um grande esforço coletivo que leva aos prêmios coletivos. Eu sempre tento trazer uma energia diferente para minha equipe, e isso não acontece do dia para a noite. É sobre resiliência, persistência, e existem muitos altos e baixos para se superar. É impossível escapar disso, são 82 longos jogos. Portanto, é importante manter o pensamento positivo independente do que aconteça”, explicou.

Leia mais sobre o Timberwolves!

Além disso, Gobert diz que as premiações vão além do reconhecimento das qualidades dos atletas. Elas também reconhecem, afinal, o valor do trabalho.

Publicidade

“Vencer um prêmio é muito legal. Mas também é um reconhecimento. Muitos só olham para os atributos dos jogadores. Porém, acho que tem muito mais a ver com a consistência de um trabalho. É o que você constrói ao longo de toda a campanha, e não em dez, 15 jogos”, concluiu.

Números

Existem uma série de dados que comprovam a eficiência de Rudy Gobert em 2023/24, explicando por que ele é um dos principais candidatos ao prêmio de Defensor do Ano na NBA nesta temporada.

Sua média de tocos na atual campanha é de 2.3. Ou seja, a sexta maior da liga. Isso representa um salto significativo em relação ao ano difícil em 2022/23, quando teve apenas 1.4 por jogo. Com Gobert em quadra, o Minnesota Timberwolves vence os adversários por 5.9 pontos por jogo. Eles ainda superam os oponentes quando ele está no banco, mas apenas por 0.9 ponto por noite.

Publicidade

Quando Gobert é o defensor primário, ele limita os jogadores adversários a apenas 42.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Esse número é bem menor do que o registrado no ano passado, quando cedia 47.3%. Além disso, quando precisa sair ao perímetro, ele concede apenas 30% de conversão aos arremessadores, comparado aos 36% do ano anterior.

Por fim, em termos de eficiência defensiva individual, ninguém é tão positivo quanto o camisa 27 em toda a NBA nesta temporada.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários