Jumper Brasil discute quem foram os melhores jogadores da temporada
Os playoffs estão chegando e é hora da NBA anunciar os vencedores dos prêmios individuais e times ideais da temporada. Os ganhadores costumam ser revelados durante a primeira rodada do mata-mata e, por isso, o Jumper Brasil aproveita a última semana de jogos regulares para reunir sua equipe e discutir quem deveriam ser os atletas agraciados com as honrarias.
Durante esta semana, cinco integrantes de nossa equipe de colaboradores vão, diariamente, socializar suas impressões sobre a temporada e os principais destaques do ano. Todos os prêmios vão ser discutidos. Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossas visões, deixe suas opiniões nos comentários.
Hoje, fechando nossa série especial, é dia de discutirmos o prêmio de melhor jogador da temporada (MVP):
1 – Quem receberia o seu voto para MVP da temporada?
Gustavo Freitas: LeBron James, do Miami Heat. Ele já merecia no ano passado, teve números melhores do que Derrick Rose. A velha desculpa de que é o melhor jogador da melhor equipe cai por terra quando Steve Nash foi MVP jogando pelo Phoenix Suns, como segundo colocado do Oeste. Nesta temporada, Kevin Durant é o único que ameaça. A briga é de cachorro grande e, caso seja qualquer um dos dois o vencedor, a NBA está bem servida.
Gustavo Lima: LeBron James. Claro que o MVP não é apenas números, campanha do time, talento, etc. O ala do Heat mostrou que o jogador mais valioso da temporada porque sua equipe atuou em Dwyane Wade em 16 partidas e ele deu conta do recado. Ele é o faz tudo de Miami, que, mesmo sendo comandado por um técnico meia-boca, chegou ao segundo melhor recorde do Leste. LeBron faz a diferença.
Zeca Oliveira: LeBron James, que talvez faça sua melhor temporada defensivamente e nunca foi tão eficiente no ataque. Acho que dá para dizer que cada dia que passa o Heat depende mais dele, o que definitivamente não acontecia no ano passado. James lidera o Miami em pontos, rebotes, assistências e roubos de bola. Isso não acontece na liga desde… Kevin Garnett, em 2005?
Vinicius Donato: Seria de Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder. Acredito que tanto ele, quanto LeBron James podem ser escolhidos como MVP da temporada pelos números apresentados. A diferença, em minha opinião, é que as estatísticas obtidas por Durant são contra adversários mais qualificados do que os do astro do Miami Heat. Assim, eu considero mais o rendimento do atleta do Thunder na temporada.
Ricardo Stabolito Jr.: LeBron James. Estatisticamente, ele teve uma das melhores temporadas da história da NBA. Mas, acima de tudo, ninguém pode causar impacto em tantas áreas do jogo quanto o ala do Miami Heat. E, nesta temporada, ele causou o impacto necessário para levar o troféu. Mesmo descontando o fato de atuar com dois astros, acho que ele foi o melhor.
2 – Quais jogadores acompanhariam o MVP no time ideal da temporada?
Gustavo Freitas: Eu completaria o quinteto com Dwight Howard (Orlando Magic), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) e Chris Paul (Los Angeles Clippers). Howard é – todo mundo sabe – melhor pivô da NBA, por mais que Andrew Bynum tenha diminuído o abismo que existia entre o Superman e os outros jogadores da posição. Durant só pelo fato de ser sensacional. Kobe, entra ano, sai ano, continua sendo um dos melhores atletas da Liga. E Paul é o melhor armador. Ao meu ver, eles fizeram por merecer a premiação.
Gustavo Lima: Tony Parker (San Antonio Spurs), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) e Dwight Howard (Orlando Magic).
Zeca Oliveira: Chris Paul (Los Angeles Clippers), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), Dwyane Wade (Miami Heat) e Dwight Howard (Orlando Magic). Isso seguindo o que a NBA faz ao selecionar os times: separando em dois armadores, dois alas e um pivô.
Vinicius Donato: Levando em conta que teria James e Durant nas posições dois e três, eu completaria o time com Chris Paul (Los Angeles Clippers), Kevin Love (Minnesota Timberwolves) e Andrew Bynum (Los Angeles Lakers).
Ricardo Stabolito Jr.: Em condições ideais, o primeiro time da NBA precisaria ter Kevin Love. No entanto, seguindo a regra (imbecil) da liga para formação dos quintetos, estariam junto com LeBron: Steve Nash (Phoenix Suns), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) e Dwight Howard (Orlando Magic).
3 – Quem seriam os cinco integrantes do segundo quinteto da liga?
Gustavo Freitas: O segundo quinteto ideal seria formado por Rajon Rondo (Boston Celtics), Dwyane Wade (Miami Heat), Carmelo Anthony (New York Knicks), Kevin Love (Minnesota Timberwolves) e Andrew Bynum (Los Angeles Lakers).
Gustavo Lima: Chris Paul (Los Angeles Clippers), Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Carmelo Anthony (New York Knicks), Kevin Love (Minnesota Timberwolves) e Andrew Bynum (Los Angeles Lakers).
Zeca Oliveira: Rajon Rondo (Boston Celtics), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Kevin Love (Minnesota Timberwolves), LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers) e Andrew Bynum (Los Angeles Lakers).
Vinicius Donato: Rajon Rondo (Boston Celtics), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Dwyane Wade (Miami Heat), LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers) e Tyson Chandler (New York Knicks).
Ricardo Stabolito Jr.: Chris Paul (Los Angeles Clippers), Tony Parker (San Antonio Spurs), Kevin Love (Minnesota Timberwolves), Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e Andrew Bynum (Los Angeles Lakers).
4 – E os cinco atletas do terceiro time da temporada?
Gustavo Freitas: No terceiro, indicaria Deron Williams (New Jersey Nets), Paul Pierce (Boston Celtics), Luol Deng (Chicago Bulls), Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks) e Blake Griffin (Los Angeles Clippers).
Gustavo Lima: Steve Nash (Phoenix Suns), Luol Deng (Chicago Bulls), Josh Smith (Atlanta Hawks), Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e Al Jefferson (Utah Jazz).
Zeca Oliveira: Tony Parker (San Antonio Spurs), Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Josh Smith (Atlanta Hawks), Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks) e Marc Gasol (Memphis Grizzlies).
Vinicius Donato: Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Monta Ellis (Milwaukee Bucks), Paul Pierce (Boston Celtics), Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e Dwight Howard (Orlando Magic). Ainda sobraram jogadores como Josh Smith, Luol Deng, Tony Parker…
Ricardo Stabolito Jr.: Rajon Rondo (Boston Celtics), Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Carmelo Anthony (New York Knicks), Josh Smith (Atlanta Hawks), Tyson Chandler (New York Knicks).
5 – Verdadeiro ou falso: independentemente de quem levar o prêmio, LeBron James é o melhor jogador em atividade na NBA?
Gustavo Freitas: Verdadeiro. LeBron James é o jogador mais completo da NBA. Imagina-se o ala do Heat como uma potência ofensiva, mas é na defesa que ele se destaca. Seu tempo de bola, a recuperação, a troca de marcação e sua inteligência são surpreendentes. Não vejo, neste momento, outro jogador melhor que ele – apesar de entender que Kevin Durant está próximo dele. O problema é que o atleta do Thunder não envolve tanto os seus companheiros como James faz.
Gustavo Lima: Verdadeiro. LeBron é o melhor jogador da NBA e não é de hoje. Apesar da dificuldade em aparecer nos momentos decisivos, o ala do Heat é o atleta mais completo da liga. Máquina ofensiva, que tem aproveitamento excepcional nos arremessos (53.1%), tem facilidade para pegar rebotes, arma o time em grande parte dos jogos e ainda é um excelente defensor.
Zeca Oliveira: Verdadeiro. LeBron James é o jogador mais completo da liga hoje, o mais talentoso e está provavelmente no auge de sua carreira.
Vinicius Donato: Verdadeiro. Ele é o atleta mais completo da NBA.
Ricardo Stabolito Jr.: Verdadeiro. Não acho que seja muito mais complicado do que eu já disse lá atrás: ele é simplesmente o jogador que traz maior impacto ao jogo na maior diversidade de funções. O ala pode fazer de tudo dentro de quadra, de forma dominante. Só acho que imprensa e fãs precisam tirar da cabeça que a noção de que LeBron ser o melhor atleta da NBA (e um dos maiores talentos da história do esporte) faz com que ele deva ser obrigatoriamente o melhor da liga em todos os aspectos do jogo.
Sem mais.