Em um recente episódio do podcast Hoop Collective, o jornalista da ESPN, Tim MacMahon, causou polêmica ao defender a implementação de uma altura mínima para árbitros homens na NBA. MacMahon argumentou que uma restrição de altura ajudaria a eliminar uma tendência entre árbitros mais baixos de terem um “gatilho rápido” ao tomar decisões durante os jogos. Ele citou John Goble, por exemplo, para criticar suas decisões em quadra.
“Árbitros homens precisam ter uma altura mínima na NBA”, afirmou o repórter da ESPN no podcast. “Os mais baixos têm gatilhos rápidos. Então, olhando para Goble, acho que ele tem menos de 1,83 metros. Homens com menos de 1,83 metro não deveriam apitar jogos da NBA. Os mais baixos têm o complexo de Napoleão”.
Embora a proposta de MacMahon cause surpresa, é importante indicar que a regra não existe em nenhuma liga profissional. Na verdade, muitos dos árbitros mais experientes da NBA têm menos de 1,83 metro, enquanto a altura não possui registros de fatores que afetam seus desempenhos em quadra. O debate sobre a arbitragem, no entanto, tomou um novo rumo nas últimas semanas, alimentado por tensões crescentes entre jogadores e as “zebras” durante os jogos.
Leia mais
- Nikola Jokic é expulso e fãs da NBA reclamam
- Thompson e Green expulsos após briga em derrota do Warriors
- Expulso, Jaylen Brown detona arbitragem da NBA
A sugestão de uma altura mínima para árbitros da NBA pode ser considerada absurda, até porque não existem regras similares em outras ligas esportivas importantes. Em vez disso, o foco deve ser em abordar o ruído entre jogadores e árbitros. Nos últimos anos, a liga enfrentou críticas crescentes, por conta dos vários confrontos em quadra envolvendo jogadores.
A expulsão de Nikola Jokic na última semana e a disputa eterna entre Chris Paul e Scott Foster aumentam ainda mais a discussão.
Embora a NBA tenha uma das melhores equipes de arbitragem, há uma preocupação com os árbitros se envolvendo emocionalmente no jogo. Casos envolvendo jogadores como Nikola Jokic, Luka Doncic e LeBron James apontam para uma falta de contenção na gestão do comportamento dos jogadores. A liga entende que existe uma grande diferença entre as duas partes, mas tenta controlar os ânimos.
Enquanto a NBA enfrenta inúmeros problemas com o assunto, o comissário Adam Silver pode precisar considerar ajustes se a situação piorar. Embora uma exigência de altura pareça improvável, há uma chance de a liga iniciar uma nova fase, garantindo que as estrelas sigam em quadra sem expulsões desnecessárias.
A ideia de uma altura mínima para árbitros da NBA é totalmente fora da realidade, mas a discussão sobre segue em outros campos. Hoje, diversos jogos acabam com reclamações duras sobre o assunto. Apesar de existir revisão em quadra, muitas vezes o relatório no dia seguinte aponta erros.
Portanto, é provável que o polêmico assunto jamais esteja em pauta. Mas as críticas sobre eles não parecem ter fim.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA