Sem Draymond Green, único brasileiro que atua na NBA pode ajudar Warriors em retomada na temporada

Gui Santos, formado nas categorias de base do Minas Tênis Clube (MG), deve ganhar mais uma oportunidade na equipe de Steve Kerr

brasileiro NBA Warriors Green Fonte: David Becker / AFP

Na madrugada desta sexta-feira (15), à 0h30, o Golden State Warriors entra em quadra contra o Los Angeles Clippers, em partida válida pela temporada regular. Com um histórico de dez vitórias e 13 derrotas até o momento, o time ocupam a décima primeira posição na tabela e precisa vencer para melhorar o desempenho. No entanto, após a suspensão de Draymond Green pela NBA, o brasileiro Gui Santos pode voltar a ganhar espaço no Warriors.

Pela terceira vez na temporada, Green foi expulso. Entretanto, agora ele foi suspenso por tempo indeterminado. Neste cenário, Gui Santos pode se aproveitar e adquirir mais minutos na rotação de Steve Kerr. O treinador do Warriors gosta de utilizar uma equipe mais baixa e deve dar mais oportunidades para o ala brasileiro sem Green nos jogos da NBA.

Publicidade

O atleta de 21 anos integrou a equipe no início de novembro, sendo selecionado na 55ª posição do Draft de 2022. Durante a trajetória ascendente, a jovem promessa iniciou a carreira nas categorias de base do Minas Tênis Clube (MG), instituição integrante do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e depois, passou pelo Santa Cruz Warriors, equipe afiliada ao Golden State na G-League.

“Buscamos garantir que cada atleta tenha a oportunidade de se formar e construir uma carreira de sucesso por meio dos clubes formadores. Nosso propósito é apoiar essas agremiações para que ofereçam todo o suporte necessário aos esportistas, como ocorreu no caso do Gui. Não é por acaso que o atleta ascendeu diretamente para os holofotes do basquete mundial, e ficamos felizes com seu desempenho para atingir esse objetivo”, pontua Paulo Maciel, Presidente do CBC.

Publicidade

Leia mais

Neste ano, a principal liga de basquete do mundo começou a temporada sem nenhum representante brasileiro nas quadras, após mais de duas décadas. A recente entrada do Gui Santos não apenas quebrou essa estatística, como também o destacou como o único sul-americano na NBA em 2023.

A estreia do ala pela equipe de São Francisco ocorreu em um confronto contra o Oklahoma City Thunder no dia 17 de novembro, resultando em uma derrota por 128 a 109, no Chase Center. Apesar de a franquia não ter saído vitoriosa, o jogador demonstrou potencial, registrando dois pontos, três rebotes e uma assistência em apenas quatro minutos.

Publicidade

Além disso, o atleta entrou para a história como o primeiro a fazer a transição direta do Minas para a NBA. Agora, ele se une a outros talentos que seguiram caminhos semelhantes, como Raulzinho Neto e Cristiano Felício, ambos ex-jogadores da agremiação que alcançaram sucesso na principal competição de basquete global.

Natural de Brasília (DF), o esportista chegou ao Minas em 2018 aos 15 anos, trilhando o caminho até a profissionalização no clube. A atuação pela equipe adulta inclui participação no Novo Basquete Brasil (NBB), na Basketball Champions League Americas (BCLA), e a conquista da Copa Super 8. Durante a jornada, o esportista também foi campeão Sul-Americano Sub-17 com o Brasil, em 2019, e logo depois, aos 18 anos, teve a primeira convocação para a Seleção Brasileira principal para disputar as Eliminatórias da Copa América em 2020, e, em seguida, a Copa do Mundo em 2023.

Publicidade

Por Assessoria de Imprensa

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários