O que você considera evolução em um atleta profissional? Aprimorar-se dentro de uma função específica é o bastante ou precisa desenvolver recursos e possibilidades novas? Ou seja, crescer passa por melhorar as habilidades existentes ou exige fazer cada vez mais coisas diferentes. Gilbert Arenas acredita na segunda opção. Afinal, na visão do polêmico ex-jogador, Klay Thompson nunca evoluiu como jogador na NBA.
“Quando começa a offseason, eu acho que você precisa desenvolver as suas habilidades com a consciência de quem é. Desmond Bane, por exemplo, chegou à NBA como um arremessador e virou um all arounder. Faz de tudo agora. Para mim, alguém como Klay nunca evoluiu realmente como jogador. Ele veio como um chutador e, mesmo depois de quatro títulos, ainda é isso”, disparou o armador aposentado.
É verdade que o comentário não aconteceu sem um contexto. O veterano recebia o pivô Xavier Tillman, do Memphis Grizzlies, em seu podcast. Na conversa, o atleta elogiou a forma como Bane assumiu uma função maior no time durante a ausência de Ja Morant. O ala-armador passou a jogar com a bola nas mãos e, com isso, registra as maiores médias de pontos e assistências da carreira.
“Klay decidiu seguir na mesma, enquanto outros atletas pensaram que a equipe poderia precisar que fizessem mais. E, por isso, foram atrás de diversificar as suas capacidades. Desmond é um exemplo do que defendo ser evolução nessa liga. A princípio, ele era um chutador posicionado. Então, no ano seguinte, passou a arremessar saindo do drible. E, depois, atacou mais a cesta. E por aí vai”, explicou o veterano.
Leia mais sobre Klay Thompson
- Incerteza sobre contrato estaria afetando Klay Thompson no Warriors
- Klay Thompson reage às críticas por má fase no Warriors: “Não ligo”
- Kendrick Perkins: “O Warriors deveria pensar em troca de Klay Thompson”
Seja mais
Não é simples, certamente, tornar-se um jogador com o status de Klay Thompson na NBA. Aliás, os comentários de Arenas não fazem jus à importância que o ala-armador adquiriu dentro da liga. O ídolo do Golden State Warriors é um cinco vezes all-star que eleito para os times ideais da liga em duas temporadas. Para Arenas, no entanto, faltou-lhe ambição de ser mais do que um complemento ideal.
“Eu sempre falo para jogadores que, antes de tudo, não se acomodem nos moldes em que são encaixados. Muitos caras pensam que são um tipo de atleta e devem ser isso até o fim. Mas não é para ser assim. Você pode ser mais. A questão é que, para essa evolução, é necessário trabalhar mais. E, por fim, não acho que todos estejam tão dispostos a isso”, opinou o ícone do Washington Wizards.
No caso de Bane, Arenas vê uma situação que só tem vencedores. O ala-armador agora é um jogador superior, enquanto o Grizzlies também vai se beneficiar de suas novas potencialidades. “Quando Ja voltar da suspensão, ele vai reencontrar Desmond como uma arma totalmente diferente. E, como resultado, traz possibilidades maiores para todos”, concluiu.
Trabalho
Falar que Thompson não evoluiu ao longo dos anos na NBA, a princípio, é uma visão um pouco míope. O ala-armador cresceu como defensor e, além disso, tornou-se um dos melhores de sua posição pontuando no poste baixo. O técnico Steve Kerr exaltou esse desenvolvimento sutil do astro em entrevista no início de 2023. Mas, para ser sincero, não teria problema nenhum se ele seguisse só como um especialista em arremessos.
“Klay superou duas lesões terríveis para voltar a jogar em alto nível, então todos estão bem satisfeitos aqui dentro. Mas isso é um prêmio pessoal, pois ele trabalhou bastante para estar aqui hoje. E, independentemente do que ocorra, pode apostar que ainda vai ser capaz de arremessar. Eu aposto que Klay vai matar bolas de três pontos até os 90 anos”, brincou o experiente treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA