Em meio às discussões sobre o formato ideal do All-Star Game da NBA, Jayson Tatum deu uma sugestão para melhorar o engajamento do jogo festivo. Durante participação no podcast de Andre Iguodala, o astro do Boston Celtics apontou a mudança no formato e redução do intervalo como possíveis soluções.
“Eu realmente acho que mudar o Leste contra Oeste, tornar o intervalo mais curto e a introdução mais curta, faria com que parecesse mais um ‘jogo real'”, sugeriu Tatum.
Em meados de outubro, o comissário da NBA, Adam Silver, já tinha apontado uma mudança. A ideia era retomar o antigo formato do All-Star Game, justamente como propôs Jayson Tatum.
O comissário explicou que a ideia é retomar o nível de competitividade. Afinal, enquanto o objetivo era garantir uma competição real, o formato de capitães o deixou ainda mais como uma exibição.
“Grande parte disso se resume a reforçar com nossas equipes e nossos jogadores o quanto isso é importante para nossos fãs”, disse Silver. “E acho que é aí que a liga tem que reforçar, não esperamos a intensidade dos playoffs, mas esperamos um jogo competitivo para nossos fãs”, completou.
Leia mais sobre Jayson Tatum!
- Jayson Tatum e Nikola Jokic são eleitos melhores de outubro e novembro na NBA
- Jayson Tatum lista dez jogadores para uma partida dos sonhos na NBA
- Paul Pierce: “Jayson Tatum já é melhor que LeBron James”
Então, dias depois, veio a confirmação. Na ocasião, Shams Charania, do site The Athletic, informou que já na edição de 2023/24 teremos o retorno de Leste contra Oeste.
O Jogo das Estrelas da atual temporada será em Indiana entre os dias 16 e 18 de fevereiro. A última vez em que o formato apareceu foi na edição de 2016/17. Desde então, em busca de maior visibilidade, a NBA definiu o modelo de capitães. Neste caso, os dois mais votados de cada Conferência escolhiam seus companheiros.
Pior ano
O Jogo das Estrelas da NBA em 2023 teve uma queda significativa nas classificações e audiência. Isso porque a última edição marcou o número mais baixos já registrado. A média combinada de 2.2 de classificação e 4,59 milhões de telespectadores entre TNT e TBS foi bem menor do que as mínimas anteriores. Portanto, houve uma queda de 29% nas classificações e uma diminuição de 27% na audiência em comparação com o ano anterior.
Apesar da ausência de algumas estrelas importantes da liga, o All-Star Game liderou as classificações para adultos de 18 a 49 anos e 18 a 34 anos. No entanto, ficou atrás de outros eventos esportivos importantes. Dentre eles, o Jogo das Estrelas da MLB e o Pro Bowl, da NFL. Além disso, a Noite das Estrelas da NBA, no sábado, e o Desafio das Estrelas em ascensão, também registraram mínimas históricas em audiência.
Apesar de o jogo em si ter tido essa queda, o Draft para a seleção dos times Giannis e LeBron teve um aumento de 10% na audiência em relação ao ano anterior. Da mesma forma, outros eventos como o Jogo das Celebridades, mostraram um pequeno aumento.
Por fim, apesar dos desafios durante o fim de semana das estrelas, a TNT americana registrou seus melhores números durante temporada regular em quatro anos. Portanto, os jogos da temporada regular mantiveram uma audiência estável antes da pausa para o All-Star Game.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA