Dirk Nowitzki: “Todo mundo tinha dúvidas sobre Luka Doncic no Mavericks”

Ídolo relembra fim de carreira e admite que via jovem astro com muita desconfiança na chegada à NBA

Dirk Nowitzki Luka Doncic Fonte: Christian Petersen / AFP

Nem sempre dá para perceber talento à primeira vista. Os jogadores têm tipos físicos e aparências diferentes, mas o basquete só se comprova dentro de quadra. E não é uma ciência exata, certamente. Por isso, o icônico Dirk Nowitzki admite que Luka Doncic foi uma das grandes surpresas que teve em sua carreira. O ídolo não apostava que o ala-armador seria o seu “sucessor” no Dallas Mavericks quando o conheceu.

“Quando apareceu pela primeira vez em um treino, Luka era esse garoto grandão meio estranho. E, sinceramente, não sabia se ia dar certo. Não tinha certeza se era rápido e atlético o suficiente, por exemplo, para superar os defensores da NBA como já fazia na Europa. Queriam testá-lo, atacá-lo, fazer umas faltas duras. Mas, em quadra, notamos que tinha algo especial ali”, contou a lenda da NBA, no podcast “All The Smoke”.

Publicidade

Nowitzki e Doncic só disputaram uma temporada juntos. Enquanto o esloveno realizava o seu ano de estreia, o alemão estava em ritmo de despedida. O timing pode até soar ruim, mas, para o Mavericks, foi preciso. A equipe perdia um ídolo e, com campanhas ruins em sequência, corria o perigo de cair em um limbo competitivo. O ex-ala-pivô reconhece que existia esse temor internamente.

“O fim da minha carreira não foi legal, pois a equipe não vencia e falavam em tankar o tempo inteiro. Então, a gente precisava de uma faísca para voltar a competir. Mas não achei que seria um menino do draft que veio da Eslovênia. Não imaginava mesmo. Todo mundo, em todos os níveis da organização, tinha dúvidas sobre o seu sucesso”, admitiu o veterano, garantindo não ser o único que “errou”.

Publicidade

Leia mais sobre Luka Doncic

Evolução

Doncic, certamente, foi um sucesso desde a primeira partida na NBA. E, dali em diante, só cresceu. Foi eleito melhor calouro do ano após a temporada de estreia. Em seguida, emplacou quatro presenças consecutivas no Jogo das Estrelas e quinteto ideal da liga. Aquele primeiro período de pré-temporada com o Mavericks já sinalizou para Nowitzki que uma carreira de sucesso estava começando. Mas não a esse ponto.

“Luka possuía atitude e, mais do que isso, realmente sabia o que fazer em quadra. Ele simplesmente sabe jogar. Dava uns passes que lembravam aqueles vídeos da “And 1 Mixtape” do nada, sabe? Tinha muito talento ali, certamente. Então, a gente saiu dos treinamentos com a convicção de que ele seria muito bom. Mesmo assim, nós não imaginávamos que seria tão bom quanto hoje”, reconheceu o veterano.

Publicidade

Doncic já é um dos melhores jogadores da liga e, assim, deve seguir como candidato a MVP pelos próximos anos. O mais assustador para Nowitzki, no entanto, é que a curva ascendente não para. “Muita coisa acontece em quadra, mas ele só faz o seu jogo. E a evolução contínua desse garoto, além disso, tem sido fantástica. Nunca acredito que pode voltar das férias ainda melhor, mas é o que acontece”, resumiu.

Quase mentor

O momento e perspectivas da carreira de ambos transformou Dirk Nowitzki em um tipo de mentor natural para Luka Doncic. O craque alemão tinha um perfil ideal, a princípio, para mostrar o funcionamento da NBA para um promissor prospecto europeu. O ícone, no entanto, admite que não foi bem assim na prática. O seu impacto, então, foi mínimo na adaptação do ala-armador à liga.

Publicidade

“Nós éramos amigos e acho que tinha um papel de mentor para Luka, de certa forma. Mas o fato é que ele nunca precisou de mim. Afinal, sempre joga com a lucidez de um cara de 32 anos. A sua leitura de jogo e postura em quadra, para resumir, são de um veterano. Eu adoraria dizer que as nossas conversas ajudaram muito, mas o garoto é um profissional desde os 11 anos. Eu estou bem feliz por ele”, concluiu o ídolo de Dallas.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários