Segundo NBA, Chet Holmgren ultrapassa Victor Wembanyama como melhor novato

Liga divulga atualização para o prêmio de Calouro do Ano

NBA novato Holmgren Wembanyama Fonte: Logan Riely / AFP

A NBA tem uma disputa intensa para o prêmio de novato do ano com Chet Holmgren e Victor Wembanyama. Então, na última corrida pelo prêmio anunciada pela liga, o pivô do Oklahoma City Thunder é quem leva a vantagem. Em termos de números, o francês ainda domina. No entanto, o ex-Gonzaga se diferencia por ser um dos destaques da segunda melhor campanha da Conferência Oeste.

De acordo com Steve Aschburner, responsável pelo ranking da NBA, Holmgren supera Wembanyama pela forma como preencheu a lacuna de pivô no Thunder. Afinal, o jovem está com 56.5% nos arremessos, 46% no perímetro e 90,7% nos lances-livres. Além disso, está em uma equipe com dez vitórias em 14 jogos.

Publicidade

O francês, por outro lado, é o líder de uma equipe que parece apostar no draft mais uma vez. Então, mesmo com as estatísticas individuais, o analista acha justo que Holmgren esteja a frente. “Os novatos geralmente não são julgados pelos registros da equipe, mas quando a diferença é grande, é um critério justo”, argumentou.

Fora da disputa pelo topo, Aschburner cita dois novatos que não estão entregando: Scoot Henderson e Amen Thompson. Quarto e quinto selecionados no último draft, respectivamente, os jovens do Portland Trail Blazers e Houston Rockets não entregaram quando estiveram em quadra. Além disso, desde o início do mês estão fora com lesões no tornozelo.

Publicidade

Já entre as surpresas, está Craig Porter Jr. O armador sequer foi selecionado. No entanto, há duas semanas, assinou contrato com o Cleveland Cavaliers e desde então colabora com médias de oito pontos e 54.4% nos arremessos. Nas últimas quatro partidas, aliás, passou da marca de dez pontos, com 21 diante do Denver Nuggets.

Leia mais sobre Wembanyama e Holmgren!

ESPN concorda

Recentemente, a ESPN revelou sua corrida para o prêmio. Como no da NBA, os analistas da emissora norte-americana colocaram Holmgren à frente de Wembanyama para novato. Na ocasião, os jovens astros acabavam de se enfrentar pela primeira vez, com vitória para o Thunder, por 123 a 87.

Publicidade

A discussão da emissora norte-americana levou em consideração a opinião de dois analistas: Kevin Pelton e Bobby Marks. Para o primeiro, o principal motivo para a diferença é o aproveitamento nos arremessos.

O analista, no entanto, entende que isso se deve à dependência do Spurs a Wemby. Afinal, o pivô é responsável por 31% da produção ofensiva da sua equipe. Sendo, aliás, este o maior volume desde Joel Embiid na temporada 2016/17, pelo Philadelphia 76ers.

Publicidade

“Parte dessa situação favorável ocorre porque Holmgren está jogando como pivô quase exclusivamente, depois de atuar muito como ala-pivô durante seu retorno de verão às quadras”, explicou Pelton. “Wembanyama está começando como ala-pivô em uma formação carente de arremessadores, comprometendo seu espaçamento na quadra”, seguiu.

Marks, por sua vez, concorda com o companheiro. Isso porque, para ele, o pivô do Thunder tem sido mais produtivo. Mesmo que esteja com uma média menor de pontos por jogo. O comentarista, no entanto, acredita que o ano em que Holmgren esteve ausente por lesão o beneficiou.

Publicidade

“Holmgren teve um ano de vantagem para estudar os princípios do Thunder em quadra e visualizar como ele se encaixaria”, comentou. “Nesse sentido, sua lesão no pé no ano passado o beneficiou. Afinal, ele pode analisar a sua equipe e as outras 29 da NBA”, seguiu.

Confira a lista da NBA

10. Craig Porter, Jr. (Cleveland Cavaliers)
9. Keyonte George (Utah Jazz)
8. Jaime Jaquez Jr. (Miami Heat)
7. Bilal Coulibaly (Washington Wizards)
6. Brandon Miller (Charlotte Hornets)
5. Dereck Lively II (Dallas Mavericks)
4. Jordan Hawkins (New Orleans Pelicans)
3. Ausar Thompson (Detroit Pistons)
2. Victor Wembanyama (San Antonio Spurs)
1. Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder)

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

 

Últimas Notícias

Comentários