Giannis Antetokounmpo e Joel Embiid, certamente, são dois dos melhores jogadores da NBA atual. No entanto, eles têm grandes diferenças entre si. Os estilos de jogo de cada um, para começar, guarda poucas semelhanças. O craque grego, enquanto isso, possui uma vantagem clara quando o assunto são as conquistas individuais e títulos. Mas, em termos de pura capacidade, quem é o atleta mais talentoso?
“Nós não podemos dizer que Giannis é mais talentoso do que Joel porque ele não possui aquele arsenal ofensivo. Não tem erro quando se escolhe entre os dois, mas os recursos de Joel são diferentes. Os dois são ótimos jogadores e fenomenais talentos, certamente. Para mim, são futuros integrantes do Hall da Fama. Mas a diferença é que Giannis não tem aquele jogo ofensivo”, avaliou o comentarista Stephen A. Smith.
Há uma percepção geral, a princípio, de que Antetokounmpo é o mais talentoso entre os dois. Ele possui uma estatura semelhante a Embiid, mas possui a mobilidade de um ala enquanto atuou parte da carreira como armador. Assim, comandou o Bucks ao primeiro título em cinco décadas. Mas, ainda assim, o analista da ESPN garante que a diferença de recursos no perímetro não é tão grande assim.
“A minha análise não é só sobre o jogo de costas para a cesta, por exemplo. Giannis não tem um controle de bola superior a Joel, bem como não passa melhor necessariamente. Sabemos que ambos podem atropelar na base da força física, mas o trabalho de pés de Joel nos lembra Hakeem Olajuwon. E, além disso, ele pode converter arremessos de média distância e lances livres”, argumentou um enfático Smith.
Leia mais sobre Joel Embiid
- Jogadores do Pistons quiseram brigar com Joel Embiid
- Joel Embiid rebate críticas de James Harden ao Sixers
- NBA multa Joel Embiid por comemoração polêmica
Fã confesso
A opinião de Smith, aliás, não surpreende. Afinal, por mais que reconheça as virtudes de Giannis Antetokounmpo, ele sempre foi um fã confesso de Joel Embiid. Isso não impede, no entanto, que enxergue alguns fatos desconfortáveis. Em um debate no ano passado, por exemplo, ele admitiu que os resultados de ambos na liga deixavam a comparação cada vez mais difícil.
“Giannis é melhor do que Joel. Vocês podem falar sobre estatísticas, mas o fato é que só um deles foi campeão da NBA. O outro jogador, por sua vez, nunca foi além da segunda rodada dos playoffs. Não ter um título não é culpa exclusiva de Joel, pois ninguém vence sozinho nessa liga. O seu time não ajudou. No entanto, os fatos estão aí”, refletiu o experiente analista.
Smith, além disso, confessou que estava em uma situação complicada naquela época. Os seus argumentos para defender Embiid pareciam no fim. “Eu estou ficando cansado de falar sobre a grandeza de Joel, enquanto ele nunca está jogando depois da segunda semana de maio. O problema é que sempre discutimos se ele é o melhor jogador da NBA em novembro, não em junho”, resumiu.
Talento histórico
A opinião do comentarista, no entanto, mudou bastante em um intervalo de menos de um ano. Mesmo sem resultados expressivos, Smith revitalizou o seu entusiasmo para defender o camaronês. Mas não para por aí. Ele vê potencial em Embiid para ser bem mais do que o melhor jogador da NBA ou simplesmente mais talentoso do que Giannis. Poderia estar em comparações com lendas como Kareem Abdul-Jabbar.
“Quando falamos de um pivô para quem entregar a bola, Joel é um dos grandes que já vimos. Se ele tivesse a durabilidade de Giannis, por exemplo, a gente estaria em outra discussão. Ele teria que ganhar alguns títulos também, mas esse cara poderia estar no debate do melhor pivô de todos os tempos. O cara é bom a esse nível”, completou a celebridade da ESPN.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA