NBA terá 125 jogadores estrangeiros na nova temporada

Canadá e França são os países com mais atletas na liga

NBA jogadores estrangeiros Fonte: Gary Dineen / AFP

Nesta terça-feira (24), a NBA anunciou que a liga terá 125 jogadores estrangeiros na temporada 2023/24. De acordo com dados divulgados, Canadá (26) e França (14) são os países com mais atletas para a liga americana. Assim, esta será a terceira temporada que apresenta, ao menos, 120 jogadores de fora dos Estados Unidos. Da mesma forma, é décima consecutiva com pelo menos 100.

Além disso, foi informado que todas as 30 equipes possuem no mínimo um jogador não nascido nos EUA. O recorde anterior era de 121 jogadores estrangeiros na NBA. Na ocasião, representavam 42 países diferentes (2017/18 e 2021/22).

Neste ano, entretanto, os atletas vêm de 40 países e seis continentes. Além de Canadá e França, a Austrália (nove), Sérvia (sete) e Alemanha (seis) também são bem representados. Nigéria e Turquia vêm logo atrás com cinco cada.

Publicidade

Segundo levantamento da NBA, a noite de abertura conta com 64 jogadores europeus, incluindo Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, (Grécia), Luka Doncic, do Dallas Mavericks, (Eslovênia), Nikola Jokic, do Denver Nuggets, (Sérvia), e Domantas Sabonis, do Sacramento Kings, (Lituânia). Além deles, Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, representa Camarões, sendo ele um dos 15 atletas que vêm da África.

Leia mais sobre a NBA!

O Mavericks e o Oklahoma City Thunder são os times da NBA que mais possuem jogadores estrangeiros, com oito cada. São eles: Luka Doncic, Josh Green, Kyrie Irving, Dante Exum, AJ Lawson, Dwight Powell, Olivier-Maxence Prosper e Maxi Kleber pelo Mavs).

Publicidade

Os representantes do Thunder são Josh Giddey, Luguentz Dort, Shai Gilgeous-Alexander, Ousmane Dieng, Olivier Sarr, Davis Bertans, Aleksej Pokusevski e Vasilije Micic.

Por fim, o Toronto Raptors e o San Antonio Spurs possuem ainda sete atletas de fora dos EUA. Enquanto isso, o Boston Celtics e o Phoenix Suns têm seis cada.

Publicidade

Curiosidades

Dos jogadores estrangeiros que participam da noite de abertura da NBA, 15 já foram All-Stars. São eles Antetokounmpo, Doncic, Embiid, Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves/França), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder/Canadá), Al Horford (Celtics/República Dominicana), Kyrie Irving (Mavericks/Austrália), Jokic e Lauri Markkanen (Utah Jazz/Finlândia).

Completam a lista Kristaps Porzingis (Celtics/Letônia), Sabonis, Pascal Siakam (Raptors/Camarões), Ben Simmons (Brooklyn Nets/Austrália), Nikola Vucevic (Chicago Bulls/Montenegro) e Andrew Wiggins (Golden State Warriors/Canadá).

Publicidade

Além disso, três jogadores de fora dos EUA dominaram o top 3 para o prêmio de MVP da NBA nos últimos anos. Sendo que Antetokounmpo venceu em 2018/19 e 2019/20, e Jokic em 2020/21 e 2021/22.

Além disso, Embiid foi o melhor jogador da última temporada. Vale observar que Bucks e 76ers se enfrentam nesta quinta-feira (26). Aliás, a liga americana de basquete tem seu início programado para esta terça-feira (24), a partir das 20h30 (horário de Brasília), com o duelo entre Nuggets e Los Angeles Lakers.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários