Celtics contrata Jeff Van Gundy após passagem pela ESPN

Após mais de 15 anos trabalhando como comentarista, veterano volta a ter cargo na NBA

Celtics Jeff Van Gundy Fonte: Ethan Miller / AFP

O Boston Celtics contratou o ex-comentarista da ESPN, Jeff Van Gundy, para ser um consultor sênior da comissão técnica de Joe Mazzulla. O veterano, com longa carreira como treinador na NBA, não deve estar no banco de reservas junto a outros membros da equipe. Contudo, o profissional de 61 anos deve oferecer seus conselhos e experiência para o jovem treinador de Boston.

Mazzulla, aliás, comemorou a nova adição ao seu staff técnico. Ele fez questão de enaltecer a experiência que o veterano irá trazer para a equipe.

“Acho que é tudo muito positivo. Não tem como não ser assim, afinal, quem não ficaria feliz com uma contratação deste tipo? Somos todos, acima de tudo, afortunados por sua presença a partir de 2023/24. Vamos aproveitar seus conselhos e sua experiência para melhorar nosso trabalho, ainda mais”, elogiou.

Publicidade

Quem também comentou sobre a chegada de Jeff Van Gundy ao Boston Celtics foi o gerente-geral da franquia, Brad Stevens. Ele, que foi o técnico da equipe de 2013/14 até 2020/21, citou que aprendeu muito com o veterano ao entrar na NBA.

“Jeff é um consultor há muito mais tempo do que se imagina. Todos nós, que fomos treinadores jovens, crescemos na liga com seus conselhos. Ele é, sobretudo, humilde e acessível. É o tipo de pessoa que vai te ajudar a todo momento e em qualquer situação. Portanto, estamos muito felizes em poder contar com ele para 2023/24. Ele vai nos oferecer sua experiência e sabedoria para alcançarmos, enfim, o nosso objetivo”, explicou Stevens.

Publicidade

Leia mais sobre o Boston Celtics!

Van Gundy foi um treinador veterano na NBA e também na seleção dos EUA. Após ser assistente técnico do New York Knicks por sete anos, assumiu o comando técnico da equipe no fim da temporada 1996/97.

Em Nova York, venceu 248 jogos e perdeu 172, alcançando um aproveitamento de pouco mais de 59%. Isso incluiu uma chegada às finais da liga em 1999, uma campanha, acima de tudo, histórica. O Knicks foi o primeiro time a chegar à série decisiva após ficar em oitavo na temporada regular. No entanto, a equipe foi derrotada na ocasião pelo San Antonio Spurs.

Publicidade

Após ser demitido no início da campanha de 2001/02, Van Gundy assumiu o comando técnico do Houston Rockets, em 2003/04. Lá, ficou quatro anos, comandando a histórica parceria entre Tracy McGrady e Yao Ming. Apesar disso, não teve grande sucesso nos playoffs, não conseguindo vencer sequer uma série. Terminou sua passagem com 182 vitórias e 146 derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 55,4%.

Em 2007, após deixar o Rockets, Van Gundy foi convidado a participar de transmissões na ESPN. Ele agradou tanto que ficou por lá até o fim da última temporada.

Durante esse período, ele também comandou a seleção dos EUA em competições menores, como a Copa América de 2017 e as eliminatórias para a Copa do Mundo da FIBA de 2019. Van Gundy ainda atuou como assistente técnico dos últimos dois treinadores principais da seleção, Gregg Popovich e Steve Kerr.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários