A NBA definiu que não vai aliviar a suspensão aplicada a Ja Morant. A informação foi dada por executivos da NBA ao site The Athletic. O astro estará ausente nos 25 primeiros jogos do Memphis Grizzlies, após aparecer em uma segunda live portando uma arma. Com a decisão, inclusive, não poderá concorrer aos prêmios individuais da temporada 23/24.
De acordo com Joe Dumars, vice-presidente executivo de operações da NBA, o processo de recuperação do All-Star tem sido correto.
“A liga, a Associação de Jogadores e Ja e sua equipe estão em comunicação constante com isso e estão todos trabalhando juntos nisso”, disse Dumars.
“Do ponto de vista da liga, da Associação de Jogadores, de Morant e sua equipe, todos estão colaborando para garantir que esse rapaz faça uma transição tranquila de volta para a liga. Seja quando for. Isso não é algo que você pode discutir publicamente. Nem começar a falar sobre o que está acontecendo nos bastidores. Mas está acontecendo”, completa.
Dessa forma, a suspensão de Ja Morant não deve sofrer mudanças. Ou seja, não será reduzida. Nem aumentada. Neste caso, a alteração aconteceria apenas se o armador se envolvesse em um novo contratempo. A expectativa, assim, é para que ele retorne às quadras no dia 19 de dezembro, contra o New Orleans Pelicans.
O comportamento positivo, aliás, credenciou Morant a participar dos treinamentos do Grizzlies. Algo que, até então, não estava previsto. O anúncio ocorreu na última semana, dia 2 de outubro, data que marcou o Media Day da franquia. O gerente-geral da franquia, Zach Kleiman, e o técnico Taylor Jenkins aprovaram a abordagem geral em entrevista coletiva durante o evento.
Leia mais!
- Ja Morant tem queda enorme em ranking pré temporada da NBA
- “Não estou aqui para ser babá de Ja Morant”, dispara Derrick Rose
- NBA vai permitir que Ja Morant treine com o Grizzlies
O craque poderá participar das viagens da franquia, e até de alguns aquecimentos pré-jogo. No entanto, deverá deixar os ginásios em horários estabelecidos, sempre bem antes dos confrontos. Mas, ao menos, o armador se mantém ao lado da franquia durante as viagens e focado na recuperação após a suspensão.
“Primeiramente, ele está dando passos muito bons dentro do que estabelecemos. Então, ele está sendo ótimo durante o processo. Será muito bom tê-lo conosco durante as partidas. Morant se colocou em uma boa posição nesse sentido. Ou seja, é seguir com paciência e trabalhando para que tudo isso passe rápido. Mal podemos esperar para contar com ele novamente”, disse Kleiman.
Para Dumars, a decisão é importante, também, para a recuperação do armador. “Aqui está um garoto de 24 anos, e ele está descobrindo à medida que avança, como um jovem na liga”, disse . “Talento incrível. E no início de sua carreira, muitas coisas aconteceram. Pessoalmente, acho que a pior coisa que você pode fazer é ostracizar completamente esse garoto de tudo com sua equipe.”
Em queda
Apesar de responder bem à NBA, Morant perdeu a confiança entre os especialistas. Afinal, teve uma queda de 26 posições no tradicional ranking da ESPN antes da temporada da NBA.
“Os problemas fora das quatro linhas ofuscaram o basquete brilhante de Ja. Perdeu uma seleção para os quintetos ideais da temporada passada, em grande parte, por causa de uma suspensão de oito jogos da liga. Também não vai ser elegível a um contrato supermáximo. Por fim, ainda recebeu um ‘gancho’ para as primeiras 25 partidas da campanha”, explicou o repórter Tim MacMahon.
Morant havia sido ranqueado como o nono melhor jogador da NBA antes da última temporada. Agora, aparece só na 35ª posição geral. Ele virou um alvo da NBA em termos disciplinares depois de várias exposições públicas com armas de fogo nas redes sociais. Foram duas punições da liga, além de um afastamento do elenco do Memphis Grizzlies para aconselhamento, em menos de seis meses.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA