O San Antonio Spurs está no lugar em que as outras 14 franquias da conferência Oeste gostariam de estar: na ponta da tabela. No entanto, o treinador Gregg Popovich não tem intenção de segurar a liderança a qualquer custo. Com cinco jogos para o fim da temporada regular, o técnico pretende poupar os jogadores mais importantes do elenco, mesmo que o preço a se pagar seja a perda da primeira posição para o Oklahoma City Thunder.
“Para nós, saúde e energia é mais importante do que qualquer outra coisa. Isso foi visível no ano passado: vencemos 60 partidas, perdemos Manu [Ginobili] no fim da temporada e tudo acabou. Estar saudável é o mais importante”, cravou Popovich, lembrando a derrota na primeira rodada dos playoffs de 2011, contra o Memphis Grizzlies.
Se pudesse, o treinador não tiraria seus atletas de partidas que podem ser decisivas, mas o calendário nesta reta final tem sido um inimigo do Spurs. “Nossos últimos 13 jogos estão acontecendo em 19 dias. Nenhuma equipe que vai aos playoffs tem um itinerário apertado assim. Descobri que tenho que ser mais esperto do que o calendário e os jogadores entendem”, explicou.
Popovich está no comando do Spurs desde 1996 e conquistou quatro títulos de campeão da NBA a frente da franquia. Ele acumula 842 vitórias e 399 derrotas (67.8% de aproveitamento) como treinador da equipe.