O desejo de ser campeão da NBA é o principal motivo do pedido de troca do astro Damian Lillard. A simbologia do título levou à ruptura do armador com o Portland Trail Blazers depois de uma década. Mas ele não vai medir a sua carreira em anéis. Ele admite que, assim como qualquer competidor, entra em quadra para chegar ao topo. No entanto, entende que não existem garantias de títulos na liga.
“Conquistar um anel de campeão, para começar, é o nível definitivo de sucesso em nosso basquete. Então, eu sempre imagino isso. É a motivação pela qual cada um de nós levanta da cama e compete todos os dias. Não acho que vou ficar louco se não conseguir isso, por exemplo. Mas eu realmente desejo ser campeão antes de aposentar-me”, afirmou o veterano, em entrevista ao ex-jogador JJ Redick.
Mas, se título não é imperativo para a noção de sucesso na NBA, o que é? Diversos pontos podem ser indicados. Não se trata só de enumerar feitos, como um tipo de currículo ou página da wikipedia. Na era dos supertimes, é também sobre o meio como se chega aos seus objetivos. Lillard crê que, mesmo que muitos discordem, ele teve sucesso em todos os níveis como jogador da liga até agora.
“Vencer um título não é tudo para mim porque sempre volto à mesma avaliação de minha carreira. Sinto que concluí cada objetivo necessário até hoje e, por isso, vou olhar para trás e falar que tive uma trajetória bem sucedida. E conquistei tudo isso da forma correta, pois nunca peguei atalhos para alcançá-los. Eu nunca fui alguém que buscou caminhos fáceis”, ressaltou o sete vezes all-star.
Leia mais
- Jornalista revela proposta do Heat para adquirir Damian Lillard
- NBA ameaça Damian Lillard e agente por comentários sobre troca
- Lenda da NBA, Gary Payton defende pedido de troca de Damian Lillard
Meu sucesso
O sucesso é um conceito bastante relativo. Afinal, cada um relaciona uma carreira bem sucedida a diferentes conquistas e virtudes. Nem todos os maiores jogadores da NBA, ademais, conquistaram títulos da NBA – mesmo sem serem protagonistas. Lillard acredita que alcançou muitos outros fatores de autorrealização que vão além do troféu Larry O’Brien.
“Eu maximizei as minhas habilidades, em primeiro lugar. Comecei como um atleta que não foi recrutado para nenhuma grande faculdade. Depois, questionaram ter sido uma sexta escolha do draft vindo de um programa menor. E, então, eu virei um grande jogador. Maximizei, além disso, todos os ganhos financeiros possíveis. Além disso, criei grandes amigos e relações nessa liga”, explicou o craque.
Lillard salienta que, por fim, o sucesso não é só uma lista de feitos e vitórias. O resultado final não é tudo, pois a jornada é o que confere-lhe significado. “Não tenho arrependimentos, acima de tudo, sobre o caminho que trilhei. Não passei por cima de nenhum colega para firmar o meu espaço. Está cada vez mais difícil ser campeão, mas sinto-me realizado em minha carreira”, concluiu o ícone do Blazers.
Limites
Aos 33 anos, Damian Lillard sabe que ser campeão da NBA virou uma questão que pede urgência. O tempo é o ativo mais valioso da vida, pois não dá para recuperá-lo. E o passar do tempo é especialmente danoso para um esportista. Então, quais são os novos objetivos do astro diante do avanço da idade? Além do título, o que vai definir o sucesso do cada vez mais veterano Lillard?
“Tudo o que já fiz nessa liga, para resumir, representa sucesso. E, enquanto puder seguir desafiando os meus limites, vou ter uma carreira bem sucedida. É evidente que, se eu vencer um campeonato, será a cereja do bolo em minha jornada. Mas não acho que isso concretize o sucesso. É sobre encarar os desafios e, com isso, seguir em frente”, finalizou um dos 76 melhores jogadores da história da liga.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads