Apesar de ter perdido seu espaço na NBA, Dwight Howard enxerga que deixou sua marca e está entre os dez melhores pivôs da história da liga. Em entrevista a Zion Olojede, da revista Complex, o astro também explicou o por que acredita que seu auge foi melhor do que o de Nikola Jokic. De acordo com o veterano, ele era dominante sem ser versátil.
“Estou entre os dez melhores pivôs da história da NBA”, afirmou Dwight Howard. “Um dos dez melhores de todos os tempos. Mas sei que quando falo isso sempre lembram de Shaquille [O’Neal], Hakeem [Olajuwon], Wilt [Chamberlain], Kareem [Abdul-Jabbar] e Moses Malone”.
Independente de opiniões, é fato que Howard dominou a liga durante seu auge. Ele foi oito vezes All-Star, oito vezes nomeado para os times ideais da temporada e cinco vezes nomeado para os times defensivos ideias. Além disso, ganhou três vezes o prêmio de defensor do ano, liderou a NBA em rebotes em cinco temporadas e em bloqueios em duas.
Assim, acredita que foi melhor do que Nikola Jokic é na atualidade. Mesmo o sérvio já tendo dois prêmios de MVP, aos 28 anos, Howard acha muito mais impressionante ele ter conseguido pontuar sem versatilidade.
“É claro que as pessoas vão dizer que Jokic consegue pontuar. Ele possui todas as habilidades ofensivas. No entanto, eu estava conseguindo 38 pontos e 20 rebotes, ou 45 e 18, apenas com bolas de dois pontos. Sem arremessos de três pontos. Conseguia essas marcas só com pontes aéreas. Eu não recebia tantas oportunidades como ele”, disse o ex-jogador do Lakers.
Leia mais!
- Dwight Howard: “Adoraria ajudar o Kings a lutar pelo título da NBA”
- Dwight Howard: “Adoraria terminar minha carreira sendo campeão da NBA”
- Após críticas, Dwight Howard rebate Shaq: “Você está velho para odiar”
“Não quero que pensem que estou criticando nessa comparação, mas acredito que eu era melhor. Se precisar escolher um dos dois no auge, me escolho. Eu sei o quão dominante eu era e o que podia fazer com minhas habilidades. Na defesa e no ataque era rápido o suficiente para passar quem eu quisesse”, completou.
Dwight Howard, no entanto, ignorou que Jokic é um dos melhores passadores entre os pivôs da história da NBA. Senão o melhor. Na última temporada, afinal, o astro do Denver Nuggets registrou média de 9.8 assistências em 69 partidas. Com isso, conseguiu 29 triplos-duplos ao longo da última campanha.
Além disso, em sua oitava temporada na NBA, Jokic conseguiu algo que Howard nunca conseguiu. Liderar uma equipe ao título. O veterano levou o Orlando Magic para as Finais da NBA em 2009. No entanto, perdeu para o Los Angeles Lakers. Em seguida, só retornou para essa etapa em 2020, quando foi campeão com o time angelino, mas ocupando o papel de reserva.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp