1/8
Conseguir a primeira escolha do Draft da NBA é algo a ser celebrado. No entanto, sete vezes na história da liga ocorreram trocas durante o evento envolvendo os selecionados. Saiba quem são esses sete jogadores e o que aconteceu com eles passando para o lado!
Foto: Sarah Stier / AFP
2/8
CELTICS TROCA CHUCK SHARE PARA O PISTONS - Em 1950, o Celtics e o Pistons se envolveram em situações muito peculiares. Com a primeira escolha do Draft, a franquia de Boston selecionou Chuck Share, enquanto a de Detroit escolheu Bill Sharman na 17º posição. No entanto, ambos os jogadores se recusaram a jogar pelas equipes e exigiram troca antes mesmo de estrearem. Desse modo, foi feito um acordo entre os times.
Sharman, porém, acabou tendo uma carreira muito mais bem sucedida. Ao entrar no Celtics logo se tornou um jogador impactante. O ala-armador acabou sendo quatro vezes campeão e oito vezes All-Star. Enquanto isso, Share foi campeão uma vez com o St. Louis Hawks.
Foto: REPRODUÇÃO
3/8
ROYALS TROCA HOT ROD HUNDLEY PARA O LAKERS - Em 1957, o Rochester Royals, futuro Sacramento Kings, queria uma estrela já consagrada em seu elenco. Desse modo, selecionaram Hot Rod Hundley na primeira escolha e o trocaram pelo veterano Clyde Lovellette, futuro membro do Hall da Fama. No entanto, a troca não foi vantajosa para a franquia de Rochester, já que o pivô só passou uma temporada com o time. Enquanto isso, Hundley foi um bom jogador de rotação, mas se aposentou após seis temporadas devido a problemas no joelho.
Foto: REPRODUÇÃO
4/8
CELTICS TROCA JOE BARRY CARROLL PARA O WARRIORS - Em 1980, o Boston Celtics estava empenhado em construir em volta do jovem Larry Bird. Desse modo, trocou a primeira escolha do Draft, Joe Barry Carroll, por Kevin McHale e Robert Parish. O acordo foi bom para os dois lados. A dupla de Massachusetts foi três vezes campeã ao lado de Bird, sendo a primeira delas no ano seguinte. Enquanto isso, Carroll virou um astro no Golden State Warriors, anotando 20,4 pontos em seis temporadas com o time.
Foto: REPRODUÇÃO
5/8
76ERS TROCA BRAD DAUGHERTY PARA O CAVALIERS - Em 1986, o Philadelphia 76ers trocou Brad Daugherty por Roy Hinson, jogador do Cleveland Cavaliers. Ambos eram pivôs, no entanto a equipe detentora da primeira escolha não quis se arriscar e fez um acordo por Hinson, que tinha anotado 19.6 pontos e 7.8 rebotes na temporada passada. Mas foi um grande erro. Hinson decaiu e foi trocado após uma temporada e meia, enquanto Daugherty se tornou talvez o melhor pivô da história do Cavs. Em oito campanhas com a equipe, teve média 19 pontos e 9.5 rebotes. Sua carreira na NBA teria durado mais se não fosse por uma lesão nas costas.
Foto: REPRODUÇÃO
6/8
MAGIC TROCA CHRIS WEBBER PARA O WARRIORS - No Draft de 1993, era um consenso geral que Chris Webber seria a primeira escolha. No entanto, Shaquille O’Neal, uma jovem promessa na época, pediu para o Orlando Magic escolher Penny Hardaway com a primeira pick, porque tinha gravado o filme Blue Chips com o prospecto. A franquia mesmo dividida, draftou Webber e logo em seguida fez um acordo no qual recebia Hardaway e três escolhas de primeira rodada futuras. A dupla de Orlando acabou sendo uma das melhores da época, mas nunca conseguiu um título junta. Ao mesmo tempo, Webber foi nomeado o melhor novato do ano e posteriormente entrou para o Hall da Fama.
Foto: REPRODUÇÃO
7/8
CAVALIERS TROCA ANDREW WIGGINS PARA O TIMBERWOLVES - Em 2014, Andrew Wiggins era dado como a próxima super estrela da NBA. Desse modo, todos ficaram chocados quando trocaram o primeiro selecionado por Kevin Love, do Minnesota Timberwolves. O Cleveland Cavaliers já tinha conseguido a primeira escolha em 2013, na qual selecionou talvez o pior bust de todos os tempos, Anthony Bennett, que também foi envolvido no acordo. Portanto, Kevin Love apareceu como um astro já consolidado para ser a dupla de um jovem Kyrie Irving e, posteriormente, LeBron James que voltou naquela offseason. O ala-pivô acabou sendo essencial para a virada histórica de 3 a 1 sobre o Golden State Warriors em 2016, conseguindo o primeiro título do Cavs.
Ao mesmo tempo, Wiggins ganhou o prêmio de melhor novato do ano, mas acabou não se tornando o jogador esperado. Então foi trocado para o Warriors em 2020 e foi campeão em 2022.
Foto: Jordan Johnson / AFP
8/8
CELTICS TROCA MARKELLE FULTZ PARA O 76ERS - No Draft de 2017 da NBA, o Boston Celtics possuía a primeira escolha geral. No entanto, três dias antes, trocou ela com o Philadelphia 76ers pela terceira pick junto de uma escolha de primeira rodada futura. A franquia verde e branca acabou draftando Jayson Tatum, que rapidamente se tornou o principal jogador da equipe. Por outro lado, o Sixers escolheu Markelle Fultz, que nunca chegou a ser um astro e possui um grave histórico de lesões.
Foto: Mitchell Leff / AFP