O Denver Nuggets está nas finais da NBA e só precisa de mais duas vitórias para ganhar o inédito título da liga. Mas, ao mesmo tempo, o time começa a projetar o seu futuro competitivo. Tomou decisões inesperadas, então, visando os próximos recrutamentos. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Nuggets finalizou uma troca de múltiplas escolhas de draft com o Oklahoma City Thunder.
O campeão do Oeste, a princípio, adquiriu três seleções a serem usadas até o meio do ano que vem. A franquia recebeu a 37ª escolha do recrutamento que acontece no fim do mês. Além disso, pega uma seleção de primeira rodada (a pior de todas que Oklahoma City vai ter) e outra de segunda rodada no draft de 2024. Ambas, aparentemente, não tem qualquer tipo de proteção.
A equipe do astro Shai Gilgeous-Alexander, por sua vez, adquiriu uma escolha protegida de primeira rodada de 2029. Não existem informações, por enquanto, sobre as proteções impostas. Vale lembrar que Denver já deve uma seleção de primeira rodada do draft de 2027 ao Thunder. A pendência originou-se em uma negociação centrada no ala-pivô JaMychal Green.
Com isso, o Nuggets passa a ter duas escolhas de segunda rodada no draft desse ano. A franquia vai selecionar nas 37ª e 40ª posições gerais do recrutamento. A seleção de primeira rodada foi trocada no passado e, hoje, pertence ao Charlotte Hornets (27).
Leia mais
- “Eu adoraria ter jogado com Nikola Jokic”, confessa Tracy McGrady
- Heat e Nuggets: quem é melhor nas finais da NBA?
- Nikola Jokic: “Christian Braun ganhou terceiro jogo das finais para o Nuggets”
Nova CBA
O draft é sinônimo de futuro na NBA, mas a troca entre Nuggets e Thunder reflete uma preocupação muito atual para os times. O novo acordo coletivo de trabalho, afinal, cria enormes dificuldades para equipes acima do teto salarial conseguirem reforços consistentemente. Ou seja, deve complicar a vida dos “mais fortes”. O recrutamento, assim, ganha ainda mais importância como fonte de melhorias.
“Denver está tentando maximizar a sua janela de título, para resumir. A transação confere ativos adicionais para o time conseguir, por exemplo, contratos de baixo custo e acertar trocas em curto prazo. Oklahoma City, enquanto isso, converteu alguns ativos imediatos em uma escolha de primeira rodada mais à frente”, explicou Wojnarowski.
O Nuggets precisa administrar uma folha salarial que, realmente, ganhou corpo nos últimos anos. O quinteto titular, por exemplo, já soma US$150 milhões em salários na próxima temporada. Além disso, Bruce Brown pode ser agente livre caso decline uma opção de extensão automática de US$6,8 milhões.
Sucesso
A análise das escolhas de segunda rodada de draft recentes do Nuggets é tortuosa, certamente. Das últimas dez seleções feitas pela equipe, só três estão na NBA até agora. Monte Morris foi um reserva importante do time nas últimas temporadas e, hoje, é o armador titular do Washington Wizards. O pivô Vlatko Cankar, por sua vez, “povoa” o fim da rotação dos campeões do Oeste.
O terceiro jogador ainda na liga, como todos sabem, é o craque Nikola Jokic. O jogador sérvio era um prospecto de pouca badalação antes do recrutamento de 2014. Foi selecionado na modesta 41ª posição geral para, então, tornar-se uma referência dos finalistas da temporada e duas vezes MVP da liga.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp