Apresentado oficialmente nessa terça-feira (7), o novo técnico do Phoenix Suns, Frank Vogel, exaltou Deandre Ayton, um dos atletas mais criticados do elenco.
O treinador relembrou a série de playoffs de 2021 entre o Los Angeles Lakers, seu ex-time, e a equipe do Arizona, quando o pivô lhe chamou a atenção. Na época, o Suns levou a melhor por quatro a dois. Ayton teve médias de 15,8 pontos e 10,7 rebotes no confronto. Além disso, converteu quase 80% dos arremessos de quadra.
“Acho que ele pode ser um dos melhores pivôs da NBA. Afinal, ele mostrou isso alguns anos atrás, quando o enfrentamos nos playoffs. Ainda há áreas em que ele pode crescer ofensivamente, mas estou realmente empenhado em me conectar com ele e, assim, ajudá-lo a restaurar o nível de jogador All-Star”, afirmou o treinador.
Vogel é conhecido, acima de tudo, por ser detalhista e montar ótimas defesas. Dessa forma, ele foi questionado sobre o potencial defensivo do Suns. Para o novo comandante, ter um ótimo protetor de aro é fundamental.
“Eu quero que todos os meus jogadores sejam bons nos dois lados da quadra. Sempre tive protetores de aro de elite. Você pode fazer um bom trabalho sem isso, mas quando você tem um cara na frente da cesta impedindo tudo o que vem para o aro, você fica mais forte”, disse Vogel.
Leia Mais!
- Frank Vogel é o novo técnico do Phoenix Suns
- Phoenix Suns: Chris Paul fica, mas Deandre Ayton deve sair em troca
- “O Phoenix Suns está cansado de Deandre Ayton”, revela analista da ESPN
O problema é que Ayton não é um protetor de aro de elite. Aliás, o pivô bahamense recebe muitas críticas pela apatia e imaturidade em quadra.
Asssim, as falas de Frank Vogel sobre Deandre Ayton podem ser encaradas de duas formas: ou ele realmente acredita no potencial e conta com o atleta ou está querendo valorizá-lo para uma eventual troca.
De acordo com Tim MacMahon, da ESPN, o jogador de 24 anos deverá ser negociado em breve. Afinal, Ayton é uma das moedas de troca mais valiosas do Suns. O jogador, aliás, vai para o segundo ano de sua lucrativa extensão contratual. Assim, ele vai receber US$102 milhões em salários nas próximas três temporadas. O detalhe é que uma cláusula no contrato dava a Ayton a opção de vetar qualquer troca pelo período de um ano. Ou seja, esse “poder” cai por terra nesta offseason.
Segundo MacMahon, o pivô, inclusive, estaria muito animado por um recomeço em uma nova equipe. Charlotte Hornets, Chicago Bulls, Portland Trail Blazers e Toronto Raptors, por exemplo, seriam alguns dos times interessados na primeira escolha do Draft de 2018.
Briga pelo título
Durante a coletiva de apresentação, Vogel também falou sobre as expectativas de título do Suns. Além disso, o profissional de 49 anos se sente honrado pela oportunidade.
“É uma honra ser o treinador do Phoenix Suns. Este é o começo de uma nova era no basquete do Suns e será emocionante. Quando estivermos em quadra, seremos muito determinados. Além disso, estamos empenhados em trazer talentos de alto nível para brigarmos pelo título. Eu já fiz parte disso [ser campeão], e sei que quando o talento está lá, você pode elevar um grupo e conquistar a liga. Sinto que podemos fazer grandes coisas imediatamente. Aliás, nós já temos esse tipo de talento aqui. Nós temos esse tipo de QI de basquete, experiência e poder de fogo. Enfim, estarei comprometido em trazer uma cultura para dentro e fora da quadras”, afirmou Vogel, campeão da NBA pelo Lakers, em 2020.
Por fim, o treinador revelou que já conversou com os astros Devin Booker e Kevin Durant. Vogel confidenciou, inclusive, que o veterano ala está empolgado em defender no esquema montado por ele.
“Tive ótimas conversas com eles depois de ser contratado. Muitas de nossas crenças, expectativas e esperanças para o que queremos fazer nesta liga estão realmente alinhadas. Então, estamos todos muito empolgados com isso. Kevin, aliás, quer impactar o time nos dois lados da quadra, e eu amo isso”, finalizou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp