Adam Silver sinaliza suspensão pesada para Ja Morant na NBA

Comissário da liga sugere que resultados de investigação sobre conduta do astro podem “ofuscar” finais

suspensão ja morant nba Fonte: Scott Cunningham / AFP

A NBA está próxima de anunciar os resultados da investigação sobre Ja Morant e, como resultado, uma provável suspensão. A situação, no entanto, pode ser muito mais séria do que o imaginado. A polêmica das exibições públicas do jovem astro com armas não se limita aos vídeos nas redes sociais. O comissário Adam Silver sugeriu que as revelações, na verdade, podem até ofuscar a decisão do título.

“Nós descobrimos uma grande quantidade de detalhes desde que fui questionado sobre o assunto pela primeira vez. Poderíamos revelar isso agora, mas decidimos esperar. Seria injusto, acima de tudo, com os times e os jogadores que estão nas finais. Então, não vamos fazê-lo durante a série”, afirmou o dirigente-mor da liga, em entrevista coletiva antes do primeiro jogo entre Nuggets e Heat.

Morant é um reincidente na mesma conduta em questão de poucos meses. Ele já havia sido afastado de oito jogos em março por causa do primeiro flagrante com armas nas redes sociais. Foi, aliás, a mais séria de várias acusações e polêmicas envolvendo o craque do Memphis Grizzlies. O jovem voltou da suspensão com o discurso de conscientização, mas, no início de maio, cometeu o mesmo erro.

Publicidade

“O Grizzlies suspendeu Ja por tempo indeterminado e, além disso, estamos quase na offseason. Portanto, nada vai mudar nas próximas semanas. Nós julgamos ser melhor, assim, simplesmente aguardar para fazer um anúncio público das nossas conclusões. A expectativa é que, logo depois das finais, ofereçamos os detalhes e uma atualização da investigação”, antecipou Silver.

Leia mais

Disciplina e ajuda

A impressão entre os repórteres presentes na entrevista é que a NBA prepara uma suspensão pesada para Ja Morant. No entanto, Silver fez questão de enfatizar que não existe uma definição sobre a punição. E, acima de tudo, a liga não quer fazer um papel de mero juiz e executor. O executivo compreende que um afastamento precisa ser parte de um processo de recuperação do armador.

Publicidade

“Eu não acho que saibamos, para começar, o que vai ser necessário para mudar o seu comportamento. Ele é um ótimo garoto que cometeu alguns erros, mas muito jovem ainda. Espero que, assim que chegarmos ao fim desse processo, tenhamos uma medida disciplinar apropriada. Mas, mais do que isso, um plano de ação que possa ajudá-lo”, explicou o comissário da liga desde 2014.

E o dirigente avisa que ajudar o líder de Memphis vai ser um trabalho coletivo. A NBA está pronta para intervir, mas não atuar sozinha. “A punição é importante, mas não é tudo. Precisamos entender o que a liga, o seu time, a Associação dos Jogadores e as pessoas ao seu redor podem fazer para apoiá-lo. Nós temos que criar melhores circunstâncias para que siga em frente na carreira”, apontou.

Publicidade

Pegou leve

A reincidência da conduta, como resultado, levou à questionamentos nos bastidores da liga. Afinal, confirmou o temor de muitas pessoas. Oito jogos e um dia de ajuda profissional sempre pareceram muito pouco para conscientizar Morant. A NBA agiu da forma correta diante do problema? Silver acreditava que sim, mas, ao menos, consegue entender os mais céticos agora.

Publicidade

“Alguma coisa teria sido diferente se fossem 12 partidas de suspensão e não oito, por exemplo? Não sei. A nossa intenção é ser justo em uma punição e, por isso, posso dizer que foi o que parecia apropriado na época. Só isso. Mas, a julgar pela conduta que vimos no mais recente vídeo, pode-se dizer que não foi o bastante. Não foi, provavelmente”, concluiu o executivo mais importante da liga.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários