A busca por um novo treinador no Milwaukee Bucks acabou. De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Bucks contratou Adrian Griffin como o seu técnico para 2023/24. Assistente do Toronto Raptors desde 2018/19, Griffin era um dos principais candidatos ao cargo.
Ele substitui Mike Budenholzer, que ocupou a posição pelos últimos cinco anos. Neste período, o duas vezes eleito melhor treinador da NBA foi campeão da liga em 2020/21. No entanto, as últimas duas eliminações nos playoffs foram muito criticadas. Na atual campanha, por exemplo, o Bucks, dono da primeira posição no Leste, caiu diante do Miami Heat, o oitavo.
Apesar de não ter experiência como técnico, Adrian Griffin superou Kenny Atkinson e Nick Nurse como finalistas no Bucks. Aliás, ele era o primeiro assistente de Nurse em Toronto. Por outro lado, Atkinson, que treinou recentemente o Brooklyn Nets, é um dos auxiliares de Steve Kerr no Golden State Warriors.
Agora, uma curiosidade. Griffin é pai de AJ Griffin, ala do Atlanta Hawks. Caso Doc Rivers tenha um cargo de treinador na próxima temporada e Austin Rivers, seu filho, assine com algum time, teremos duas duplas de pais e filhos na liga. Entretanto, Doc deixou o Philadelphia 76ers após a eliminação para o Boston Celtics. Enquanto isso, Austin tinha contrato expirante com o Minnesota Timberwolves.
Leia mais
- Após cair na primeira rodada, Milwaukee Bucks demite Mike Budenholzer
- Segundo jornalista da ESPN, Knicks monitora situação de Giannis Antetokounmpo no Bucks
- “Envergonhado”, Bucks considera demissão do técnico Mike Budenholzer
Ex-jogador da NBA, Adrian Griffin atuou por nove temporadas, com passagens por Boston Celtics, Dallas Mavericks, Chicago Bulls, entre outros. Depois, quando encerrou sua carreira como atleta, imediatamente ganhou vaga como assistente no próprio Bucks. Por lá, o novo técnico de Milwaukee ficou até 2009/10. Desde então, sempre esteve na liga, como auxiliar.
Sua contratação, também, é um marco. De acordo com a ESPN, ele é o primeiro técnico novato a assumir uma equipe que teve a melhor campanha no ano anterior desde Tim Floyd, em 1998, no Bulls. Em 2022/23, Milwaukee somou 58 vitórias em 82 jogos.
Sob o comando de Budenholzer, o Bucks venceu 271 das 391 partidas em fase regular. Ou seja, 69.3% de aproveitamento. Já nos playoffs, sua performance atingiu 60%.
Agora, Phoenix Suns, Toronto Raptors, Detroit Pistons e Philadelphia 76ers são os times que estão sem treinadores para a próxima temporada.
Adrian Griffin é o quarto técnico empregado na NBA com uma denúncia de agressão contra a mulher. Chauncey Billups (Portland Trail Blazers), Jason Kidd (Dallas Mavericks) e Joe Mazzulla (Boston Celtics) são os outros. Em 2020, a ex-mulher de Griffin, Audrey, o acusou de sufocá-la, jogá-la contra a parede e arrastá-la pelo gramado durante a gravidez, entre outras coisas. Ele negou as acusações e não foi processado.
Milwaukee Bucks
O Bucks terá, agora, a missão de reagrupar seu elenco para a próxima temporada. Isso porque, o pivô Brook Lopez é agente livre e o ala Khris Middleton tem opção em seu contrato. Apesar de os dois serem desejados no mercado, a equipe tem interesse em manter ambos.
Além disso, Jae Crowder, Joe Ingles e Wesley Matthews também estão sem acordo para a próxima temporada. Vale lembrar que, de acordo com as novas regras da NBA, o Bucks deverá pagar taxas por superar o teto salarial. Ingles, por exemplo, chegou a Milwaukee em um contrato taxplayer mid-level exception, o que não será mais permitido.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp