Segundo jornalista, mudança de Joe Mazzulla salvou temporada do Celtics

Entrada de Robert Williams no quinteto titular deu ao time de Boston mais consistência defensiva

Joe Mazzulla temporada Celtics Fonte: David Dow / AFP

O Boston Celtics venceu o Philadelphia 76ers fora de casa na noite de quinta-feira e, então, evitou a eliminação nos playoffs. No entanto, a mudança que o técnico Joe Mazzulla fez no quinteto titular, salvou a temporada do Celtics. De acordo com o jornalista Chris Fosberg, da NBC Sports, a entrada de Robert Williams mudou o ritmo do jogo seis.

Fosberg aponta que o time de Massachusetts precisava de “um fato novo” para evitar a queda. Então, com Williams, a defesa de Boston ficou ainda melhor. Como resultado, o Sixers anotou apenas 86 pontos, sendo 13 deles no último quarto.

“Mas eu fiquei em choque quando soube da mudança”, afirmou Marcus Smart. “Com Robert Williams em quadra, ele muda muito o jogo”.

Publicidade

De fato, mudou.

Apesar de a marcação sobre Joel Embiid seguir por conta do veterano Al Horford, Williams “trancou” o garrafão. James Harden, por exemplo, invade muito a área pintada. Na sexta partida, ele converteu somente quatro das 16 tentativas. Ao notar que estava difícil pontuar perto da cesta, ele teve dificuldades até no perímetro. Assim, Harden errou as seis bolas de três que arriscou.

Publicidade

Além disso, a proteção serviu para diminuir o volume de arremessos perto do aro. O 76ers anotou somente 32 pontos no garrafão. A eficiência ofensiva de Philadelphia, que na série é de 104.2, despencou para 91.2.

Leia mais

“Ele é o tipo de cara que eleva seus colegas, além de todo o nível de defesa”, afirmou Mazzulla. “Williams faz um grande trabalho se comunicando, então ele força todo mundo a ser mais agressivo”.

Publicidade

Fosberg indica, ainda, que ao alterar o quinteto, Joe Mazzulla fez o Celtics ter uma de suas melhores eficiências defensivas da temporada. No entanto, o treinador evitou, ao máximo, utilizar a formação com dois jogadores grandes. Na fase regular, por exemplo, Al Horford e Williams começaram juntos apenas 14 jogos. Entretanto, o resultado foi incrível: 12 vitórias.

“Estou muito feliz pela mudança”, disse Horford. “Fez muita diferença em nosso favor, então temos de aproveitar situações assim”.

É provável, portanto, que o treinador volte a utilizar os dois juntos novamente no domingo, quando acontece o sétimo e decisivo jogo. É bom lembrar, entretanto, que o Sixers venceu dois dos três embates em Boston nos playoffs.

Publicidade

“Ele fez muita diferença. Não precisa ser um profissional para notar quanta diferença Rob faz”, afirmou Jaylen Brown. “No último ano, ele esteve na mesma situação, quando era titular. Ali, ele consegue confiar em seus instintos, fazer jogadas, mesmo que seja para pegar rebotes e coisas assim. Então, eu sinto que ele está muito mais confortável quando joga em dupla [com Horford]”.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários